Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Carros para Sempre: Ferrari F40, a Bisavó da Ferrari

Carros para Sempre: Ferrari F40, a Bisavó da Ferrari

O “Commendatore” Enzo Ferrari era um homem das pistas. Nunca foi fã da fabricação de carros de rua, mas percebeu que a aristocracia gostaria de adquirir um esportivo que levasse a emoção das competições para a garagem dos pilotos de final de semana. Para comemorar os 40 anos da empresa, os engenheiros da Ferrari trabalharam então num novo modelo que reunisse todas as “ lições” adquiridas ao longo dessas quatro décadas e mantivesse o espírito tradicional de bólido “puro sangue”, em que a única ferramenta de controle do carro fosse a experiência do piloto.

O resultado foi a mitológica F40, apresentada no Salão de Frankfurt de 1987. Inicialmente a Ferrari iria vendê-la apenas aos clientes mais fiéis, com produção limitada de 400 unidades ao preço de 370 mil dólares cada – todas na tradicional cor vermelho Rosso Corsa. Mas os pedidos foram absurdamente maiores que o estipulado, como aconteceu recentemente com a LaFerrari. O desejo pela máquina era tamanho que a cotação do modelo “usado” disparava para US$ 1 milhão.

Com linhas exuberantes e traços fortes, esculpidos pelo estúdio Pininfarina, a F40 tinha faróis escamoteáveis, aerofólio “sarado” e tomadas de ar por toda a carroceria. O novo “ Cavalinno” se diferenciava de qualquer outro esportivo já produzido pela Ferrari, mostrando todo o espírito das pistas num modelo destinado às ruas.

Montada sobre um chassi tubular, a carroceria era constituída de um composto de fibra de vidro, carbono e kevlar, material amplamente empregado nos bólidos da F1 e que proporcionava uma redução de peso impressionante: a F40 era 20% mais leve e 300% mais rígida do que a 288 GTO, até então sinônimo de leveza e desempenho dentro da casa. O novidade pesava 1.100 kg a seco e cerca de 1.235 kg com os dois tanques de combustível (de 60 litros cada) cheios. Por sinal, ambos os tanques estavam instalados nas laterais e eram interligados no assoalho, tornando possível enchê-los de uma só vez por qualquer um dos bocais. Apesar dos 120 litros de combustível, autonomia não era o forte desta Ferrari.

O grande trunfo da F40 foi trazer um motor menor e mais moderno do que o usado em produtos anteriores. Instalado longitudinalmente, o propulsor V8 biturbo de 2.9 litros desenvolvia 478 cv de potência a 7.000 rpm e parrudos 58,8 kgfm de torque a 4.000 rpm. O suficiente para garantir uma relação peso-potencia de 2,58 kg/cv.

Após o motor atingir 3.500 rpm, os dois turbos (com pressão de 1,1 kg) e os dois intercoolers desenvolvidos pela japonesa IHI entravam em funcionamento, tornando as respostas da F40 absolutamente brutais. Tanto que as marcas dela impressionam até hoje: aceleração de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, 0 a 200 km/h em 11 segundos e máxima de 324 km/h.

O câmbio de cinco marchas tinha relação bastante curta, revelando a raiz nas competições, como Enzo acreditava que um verdadeiro esportivo deveria ser. Na suspensão a Ferrari preferiu não inovar, aplicando um conjunto conhecido: independente com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos nas quatro rodas, com braços triangulares superiores e inferiores na dianteira e trapezoidais na traseira, além de barras estabilizadoras nos dois eixos.

O sistema de freios contava com discos de aço ventilados, extraídos da experiência na F1, sem auxilio de ABS e até mesmo do servo-freio que minimiza o esforço do motorista no pedal, porque reduzia a sensibilidade fina de um piloto nas frenagens. Para completar, a F40 calçava pneus de medidas próximas às de um carro de competição: Pirelli P Zero 335/35 AR 17 na traseira e 245/40 AR 17 na dianteira.

Contrastando com a alta tecnologia proveniente das pistas, o interior da F40 era simples ao extremo. As portas não tinham forração alguma e o mecanismo para abri-las era uma simples cordinha, que fazia a função de maçaneta. Janelas também eram artigo de luxo. A fera trazia apenas uma pequena escotilha de acrílico para entrada de ar na cabine. O painel exibia somente os instrumentos de utilidade primordial, como velocímetro, conta-giros, termômetro de água, indicador da pressão do turbo, manômetro de óleo e de combustível. O único conforto era um poderoso sistema de ar-condicionado.

A posição de dirigir retratava o projeto de um carro de corrida para uso “civil”. A F40 vestia o motorista com bancos tipo concha e trazia um volante de 35 milímetros de diâmetro, com empunhadura de competição. Até para entrar no carro era preciso certo contorcionismo, lembrando os F1 também nesse aspecto.

A F40 foi produzida até 1992, com um total de 1.100 unidades fabricadas. Dentre essas, a Fiat do Brasil adquiriu uma unidade em 1990 para expor no Salão do Automóvel. Depois, o modelo foi manchete nos jornais do país quando o então Presidente da República Fernando Collor de Mello passeou com ele pelas ruas de Brasília. Atualmente, esta unidade permanece no Brasil nas mãos de um colecionador.

Como a receita de comemorar o aniversário da marca com um superesportivo deu certo, a Ferrari seguiu a fórmula: apresentou a F50 em 1995, a Enzo em 2002 e agora a LaFerrari, que causou impacto semelhante ao da F40 na época dela.

Publicado em: 28/3/2013
Fonte: Carplace.virgula.uol.com.br

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

895





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores