Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Fiat Uno Faz 30 Anos

Fiat Uno Faz 30 Anos Fiat Uno é lançado no Cabo Canaveral (EUA), em janeiro de 1983

Um dos carros mais vendidos do mundo, inclusive no Brasil, o Fiat Uno completa 30 anos de história. O compacto foi lançado em janeiro de 1983, em um evento no Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. Na Europa, o carrinho começou a ser vendido em três versões (45, 55 e 70), com algumas particularidades que também foram adotadas na versão feita no Brasil, a partir do ano seguinte: feixe de molas transversais no eixo traseiro, cinzeiro deslizante no painel, comandos do tipo “satélite” (podiam ser acionados sem tirar as mãos do volante), limpador de para- brisa único, entre outros.

Substituto do Fiat 127, o Uno se tornou o “Carro do Ano” na Itália, em 1984, quando recebeu a primeira novidade no mercado europeu, o motor Fire 1.0, de 45 cv, ainda com carburador de corpo simples. A carburação dupla veio no Uno 60, logo em seguida. Em 1985, O Uno ganha a versão Turbo i.e, na Europa, equipado com motor 1.3 de 105 cv. Nessa ,mesma época, começam a aparecer os derivados, com o sedã Duna (Prêmio no Brasil). Três anos depois, em 1988, a Fiat comemorou três milhões de unidades produzidas do Uno e mostra a segunda geração, no ano seguinte, no Salão de Frankfurt (Alemanha), com alguns detalhes que lembram o hatch médio Tipo.

Na Europa, o Uno teve a versão Selecta, equipada com câmbio CVT, no início dos anos 90. Mas durou pouco, já que, em 1995, com o lançamento do Punto no mercado europeu, o pequeno modelo da Fiat saiu de linha. Em contrapartida, no Brasil, o carro ainda estava no auge do sucesso. Embora tenha sido lançado no país em 1984, o Uno teve um grande impulso nas vendas como a versão o Mille, de 1990. Em meados dos anos 90, o Uno tinha várias versões no mercado brasileiro, desde a básica com motor 1.0 até a com apelo esportivo Turbo, que foi vendida no país entre 1994 e 1996.

Fabricado até hoje, em Betim (MG), o Uno original se chama Mille e terá que ser substituído por um novo modelo no ano que vem, por causa da obrigatoriedade do ABS e do duplo air bag em todos os carros fabricados no Brasil, a partir de 2014. Porém, o nome Uno fez tanto sucesso que continua e continuará sendo usado na nova geração do compacto, vendida atualmente com motores 1.0 e 1.4. Com mais de 3,5 milhões de unidades vendidas no Brasil, o Uno ainda tem vida longa no mercado brasileiro. Confira na galeria de imagens acima, as várias faces do Uno no Brasil e na Europa.


Primeira geração do Uno, lançada em 1983 na Europa




Primeiro Uno Turbo europeu, com motor 1.3 de 105 cv


Segunda geração do Uno na Europa


Uno Mille brasileiro, de 1990


Fiat Uno Mille ELX, de 1995


Fiat Uno Turbo vendido no Brasil entre 1994 e 1996


Uno Mille feito em Betim (MG)


Fiat Uno 1.6R


Nova geração do Uno, feita no Brasil, onde ainda é vendido atualmente


Fiat Mille Fire Economy 2013

Publicado em: 24/1/2013
Fonte: Car and Drive

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

803





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação


Mercado Livre




Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Eventos
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Chevrolet, Caravan, Comodoro, 1988, Cinza Ninbus
Fiat, 1.5 R, 1988, Vermelho
Ford, Belina, II, 1980, Amarelo Napoli
Volkswagen, Fuscão, 1500, 1972, Azul Diamante

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Logos dos Apoiadores