Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Os 60 Anos de História do Corvette

Os 60 Anos de História do Corvette Chevrolet Corvette 1953, o primeiro a ser feito em larga escala com carroceria de fibra de vidro

Não foi por acaso que a GM resolveu mostrar a sétima geração do Corvette numa data bem próxima do aniversário de 60 anos do lendário cupê. Tudo começou em 17 de janeiro de 1953, no famoso hotel Waldorf Astoria, em Nova York (EUA). A apresentação do Corvette foi um marco na história da Chevrolet e do automóvel, já que estava sendo mostrado o primeiro carro com carroceria de fibra de vidro fabricado em larga escala do mundo. A segunda geração veio 10 anos depois, em 1963, com desenho marcante, centro de gravidade mais baixo para dar mais estabilidade nas curvas, suspensão traseira independente e posição de dirigir mais esportiva.

Desde o início, as lições aprendidas nas pistas foram aplicadas na versão de produção. E um dos grandes responsáveis em fazer essa ponte entre automobilismo e as versões vendidas ao público foi o engenheiro Zora Arkus-Duntov. Na terceira geração do Corvette, começaram a aparecer os motores V8 maiores, o longo capô e a cara de tubarão. Além disso, a fibra de vidro evoluiu e passou a se tornar ainda mais leve e resistente. O cupê da geração quatro, feito entre 1983 e 1996 deu um salto quando o assunto é tecnologia. Toda a parte aerodinâmica foi desenvolvida em túnel de vento.

Entre 1997 e 2004, a quinta geração do Corvette ficou marcada pela boa redução de peso. Novos processos de fabricação (como algumas partes da estrutura hidroformadas) e novos materiais conseguiram uma economia de 50 kg em relação à geração anterior. A sexta geração feita a partir de 2005 até o ano passado teve como principal diferença estética os faróis fixos no lugar dos escamoteáveis, o que não era usado no cupê desde 1962. E já havia indícios de que a fibra de carbono iria se tornar cada vez mais importante para o cupê, o que foi confirmado agora, na linha 2014, que usa o material leve e resistente em várias partes da carroceria e da estrutura. Confira acima a galeria de imagens com as várias fases da história do Corvette.


Corvette Racer conceitual, de 1959


Chevrolet Corvette 1962


Chevrolet Corvette 1963


Detalhe da janela traseira bipartida do Corvette 1963


Chevrolet Corvette 1973


Chevrolet Corvette 1979


Chevrolet Corvette 1984, carroceria desenvolvida com ajuda de túnel de vento


Chevrolet Corvette 1990


Chevrolet Corvette 2005


Chevrolet Corvette ZR1 2008


Chevrolet Corvette 2010, versões de competição sempre inspiraram o modelo de produção em série

Publicado em: 15/1/2013
Fonte:

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

802





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores