Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Chevrolet Corvette Faz História há 60 Anos

Chevrolet Corvette Faz História há 60 Anos

O grande motor V8 de 6,2 litros e 450 cavalos de potência, a velocidade final acima dos 300 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h abaixo dos quatro segundos são apenas detalhes quando se tenta explicar o estrondoso sucesso do novo Chevrolet Corvette no Salão de Detroit.

Trata-se da sétima geração do superesportivo americano que há exatos 60 anos reune uma legião de fãs ao redor do mundo. Por isso, vale a pena conhecer um pouco mais da história deste ícone americano.

As primeiras unidades do Corvette saíram da linha de produção da Chevrolet, em Flint, Michigan, em 1953, equipadas com motor seis cilindros em V, de 3,8 litros e apenas 150 cavalos. Todas as unidades vendidas naquele primeiro ano traziam carroceria branca e interior vermelho (característica que ficou marcante dali adiante).

Apesar do desenho surpreender e cativar o público, o motor do Corvette foi considerado fraco em uma sociedade americana acostumada com os grandes V8. No ano de sua estreia foram vendidas apenas 300 unidades. O modelo, que hoje é disputado a tapas por colecionadores, ficou conhecido como C1. Somente em 1955, a primeira geração passou a ter motor V8 de 4,3 litros e fez jus a sua fama de superesportivo.

Foram necessários dez anos para a Chevrolet lançar a segunda geração do Corvette, a C2, mas a espera valeu a pena. A reforma do visual foi profunda. O ícone ganhou a clássica versão Sting Ray, com o grande capô para abrigar o V8 de até 360 cv, os faróis dianteiros escamoteáveis e a janela traseira bipartida. Em 1963, o esportivo ganhou ainda uma versão especial, a Z06, que melhorou a estabilidade e a potência do modelo.

A terceira geração do “Vette” chegou ao mercado americano em 1968 ainda mais musculosa. As maiores mudanças não ocorreram no visual e sim embaixo do capô. Em 1971, o Corvette recebeu o maior bloco V8 do mundo. Nada menos que um 7,4 litros capaz de gerar absurdos (para a época) 425 cavalos de potência. Foi também com o C3 que o Corvette fez a sua estreia como Pace Car na famosa prova de Indianápolis.

Entre as principais inovações da quarta geração (C4), que foi lançada em 1983, houve a introdução da célula de sobrevivência para aumentar a segurança dos ocupantes. Já a C5 (de 1997) deixou de lado os tradicionais faróis escamoteáveis. Para tentar aumentar as vendas do esportivo, a Chevrolet lançou mão de diversas edições especiais. Entre elas : a Z06 e a ZR1

A atual geração do Corvette no mercado (a C6) foi lançada em 2005. Em 2009, a marca apresentou o Vette mais potente da história, o ZR1, com nada menos que 640 cavalos de potência em um bloco V8.

É difícil imaginar até onde a sétima geração do esportivo, apresentada agora em Detroit, será capaz de chegar para manter a tradição do Corvette. Boa notícia para os fãs do modelo.

Publicado em: 18/1/2013
Fonte: Webmotors

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

800





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores