Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Morre Sergio Pininfarina, Principal Designer da Ferrari

Morre Sergio Pininfarina, Principal Designer da Ferrari

Sergio Pininfarina ao lado de Luca di Montezemolo: a Ferrari foi uma das mais simbólicas parceiras de Pininfarina

O design de automóveis perdeu uma de suas maiores referências. Sergio Pininfarina morreu ontem aos 85 anos em Turim, na Itália. Sabe-se que ele estava adoentado há bastante tempo, mas a causa do falecimento não foi revelada. Sergio comandou desde 1961 o estúdio de estilo Pininfarina, fundado por seu pai, Battista "Pinin" Farina. Foi desse centro de criação que saíram ícones como a Ferrari 250 GT de 1961 e o Maserati Quattroporte de 2003. Sob o comando de Sergio, modelos como o Fiat 124 Sport Spider (1966 to 1985), Alfa Romeo Spider (1966 to 1993) e Peugeot 406 cupê (1996 to 2004) também mereceram destaque.



Battista Pinin Farina, Enzo-Ferrari e Sergio Pininfarina

Ao lado de Fabrizio Giugiaro, da Italdesign Giugiaro, a família Pininfarina foi pioneira ao colocar pequenas empresas familiares da Itália como grandes fornecedoras de design para diversas montadoras. E Sergio Pininfarina é reconhecido por isso. "Era uma pessoa excepcional que associou seu nome indissoluvelmente à nossa história. Ele projetou alguns de nossos modelos mais emblemáticos, como a Testarossa e a Enzo. Ele era um grande defensor do design italiano, graças ao seu senso de elegância", declarou Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, em nota. Além de todos os automóveis de produção em série, Pininfarina foi responsável por edições únicas como uma 375MM, encomendada por Roberto Rossellini para Ingrid Bergman, em 1954.


Ferrari 375MM, que deu origem a modelo feito sob encomenda por Sergio Pininfarina

Uma das últimas aparições públicas de Sergio Pininfarina foi em 2008, quando ele passou a integrar o Hall da Fama Europeu. No mesmo ano, o filho mais velho, Andrea, faleceu e deixou o comando do centro de estilo aos cuidados do irmão Paolo. Foi também em 2008 que bancos credores assumiram o controle da empresa por causa de dívidas. Hoje, a família Pininfarina tem a participação simbólica de 1,2% na marca.

Nascido em 8 de setembro de 1926, Sergio Pininfarina formou-se em engenharia mecânica no ano de 1950. Ele deixa a esposa Giorgia, a filha Lorenza e o filho Paolo.

Notícias Relacionadas

Evento celebrará 50 anos da Ferrari 250 GTO
Ferrari é Vendida por R$55 milhões e se Torna 2º Carro Mais Caro
Locutor de rádio compra Ferrari por US$ 17,1 milhões

Publicado em: 4/7/2012
Fonte: Auto Esporte

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

745





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores