Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Museu do Automóvel, no DF, Tem Até Sexta Para Deixar Prédio de Ministério

Museu do Automóvel, no DF, Tem Até Sexta Para Deixar Prédio de Ministério

Termina nesta sexta-feira (9) o prazo para que o acervo do Museu do Automóvel seja retirado de imóvel no Setor de Garagens Norte, perto do Palácio do Buriti, em Brasília. O prédio pertence à Secretaria de Patrimônio da União e é controlado pelo Ministério dos Transportes.

A determinação de desocupação é da Justiça. Em 2000, após 17 anos, o convênio que mantinha o museu no prédio foi rescindido. O ministério alega que precisa do espaço para armazenar documentos de órgãos já extintos, como o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) e a Rede Ferroviária Federal.

O Museu do Automóvel guarda raridades, como o Ford usado por cinco presidentes da República e o primeiro veículo a ser produzido em linha de montagem no país, um modelo T. Além do acervo de 50 carros históricos, no museu também fica a maior biblioteca sobre carros do Brasil.

O curador do museu, Roberto Nasser, diz que paga a maior parte das despesas do próprio bolso e que, se não chegar a um acordo com o ministério, vai fechar as portas. “Esse museu custa uma Mercedes por ano. Se a cidade não quer o museu, se o governo não quer o museu, melhor fechar”, afirmou.

Com a provável desativação, a preocupação é que os carros antigos podem sofram danos irreparáveis durante a transferência para outro local. “Não é um processo de chamar 50 guinchos para remover os automóveis. O museu é muito mais que isso, tem milhares de itens de decoração que devem ser catalogados e embalados”, acrescentou Nasser.

Amigos e colecionadores lamentam o impasse em torno do museu, que recebe cerca de 20 mil visitantes por ano. “Já tem uma semana que estamos em sobressalto com a ideia de se fechar um museu na capital da República. Um país que tem passado tem futuro. Não se fecha museu em lugar nenhum do mundo”, disse o colecionador Ricardo Ramos.

O governo do Distrito Federal ofereceu um espaço para guardar os carros no pavilhão de exposições do Parque da Cidade, mas os colecionadores dizem que o local não tem segurança. Eles esperam que um dos prédios do parque, perto do estacionamento sete, que não está em uso, seja reformado nos próximos meses para abrigar o acervo.

Publicado em: 8/12/2011
Fonte: g1.globo.com

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

681





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores