Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Orlândia tem o Maior Museu de Tratores do Mundo

Orlândia tem o Maior Museu de Tratores do Mundo

Em Orlândia, há um modelo da Porsche que pouca gente conhece. Vermelho, conversível e com as rodas de trás bem mais largas do que as da frente. Foi fabricado já na segunda metade da década de 1960 e tem um nome que é desestimulante para um modelo da marca: Júnior.

Na verdade, o Júnior de Orlândia é uma das 170 peças expostas no Museu Agromen de Máquinas Agrícolas, criado pelo agricultor e empresário José Ribeiro de Mendonça, há cerca de duas décadas.

A ideia era apenas dar um merecido descanso ao velhinho Ferguson 35, que desde 1953 trabalhou para a família. Mas, desde então, a coleção não parou de crescer. O quiosque onde ficava o item n° 1 da coleção deu lugar a cinco galpões para abrigar a toda a "tratorzada", e não só.

"Hoje, entre tratores, colheitadeiras, implementos e carros antigos, são mais de 370 peças, cuidadosamente cuidadas pela família", conta um dos anjos da guarda do lugar, o gerente-geral do Haras Agromen, Ivan Cadelca.


 
Joias

No prédio principal, estão as joias do museu. É o caso do pequenino modelo F da Fordson, de 1917, com partida a manivela e rodas de metal. O nome não é uma coincidência: o modelo foi mesmo criado por Henry Ford, na mesma linha de produção do famoso modelo T. É o modelo mais velho do museu.

Outra curiosidade é o Lanz Bulldog alemão, fabricado em 1950, cujo funcionamento depende de um aquecedor localizado na parte frontal do trator.
Perto dele estão o polonês Ursus, de 1949, símbolo de uma época em que o mundo se dividia entre capitalistas e comunistas. O grandalhão exigia do motorista a condução em pé.

No museu da Agromen, há tratores para todos os gostos: de rodas altas e finas, utilizados para a colheita e plantio em alagados, com esteiras em vez de rodas, com rodas de ferro e com imensas chaminés na parte da frente.

Para informações sobre visitas ao maior museu de tratores do mundo, você pode ligar no telefone (16) 3821-7777.

Sobre Orlândia

O município de Orlândia foi desmembrado de Batatais em 1890, tendo por sede a localidade denominada Espírito Santo de Batatais. Em 1896 a localidade passou a denominar-se Nuporanga, sede do município, em 25 de Novembro de 1909, foi transferida para o povoado de vila Orlando, que recebeu então o nome de Orlândia, em homenagem ao Coronel Francisco Orlando Diniz Junqueira, fundador da cidade. Em 30 de Março de 1910 foi elevada à categoria de município.

Publicado em: 7/4/2011
Fonte: Site da Prefeitura de Orlândia

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

637





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores