Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Instituto Mauá de Tecnologia Recebe V ABC Old Car & Parts - Antigos

Instituto Mauá de Tecnologia Recebe V ABC Old Car & Parts - Antigos

O responsável pela realização do evento é o Clube do Carro Antigo do Brasil, agremiação sem fins lucrativos, que neste ano passa a contar com o apoio oficial da Federação Brasileira de Veículos Antigos, a FBVA, fator que acrescenta credibilidade e reforça a proposta do evento sustentado por quatro pilares principais: história, educação, confraternização e responsabilidade social.

Com a excelente infraestrutura do Campus do Instituto Mauá de Tecnologia em São Caetano do Sul, cuja área ultrapassa os 130 mil m² e tem capacidade para aproximadamente 2.500 veículos, o público poderá dedicar mais tempo à visitação e aproveitar as palestras nos auditórios da Biblioteca do Campus. Nomes importantes como Roberto Nasser, Og Pozzoli e Bird Clemente já se apresentaram em edições passadas. Neste ano, serão convidados jornalistas, pilotos e escritores para apresentarem temas relacionados às competições. "A ideia surgiu de uma conversa com Bird Clemente, uma das lendas do esporte no Brasil, e imediatamente decidimos investir nesse tema", explica André Gomide, jornalista organizador do evento, ponderando que as competições de automóveis possuem um vasto grupo de fãs em todo o País.

Sobre a alteração do calendário do evento para fevereiro, Ricardo Luna, presidente do Clube do Carro Antigo, afirma que a mudança foi necessária devido à instabilidade do clima em julho e agosto. Entretanto, destaca que a partir dessa edição, o "plano é realizar a exposição sempre antes do Carnaval e com isso marcar o início da temporada nacional dos grandes encontros".

Desde a edição de 2010, o ABC Old Car & Parts - Antigos no Campus é palco para a revelação dos eleitos como Antigomobilista do Ano®, Clube de Carros Antigos do Ano® e Espírito do Antigomobilista®, prêmios que são oferecidos a colecionadores, restaurados, escritores e pessoas em geral que se dedicam à preservação da história dos automóveis. A partir desta edição o prêmio ganha o nome de Troféu Og Pozzoli, uma justa homenagem ao colecionar brasileiro conhecido mundialmente, vencedor da primeira edição do prêmio e que passa a ser o patrono dos títulos.  "Agora os candidatos são observados ao longo do ano e em fevereiro ocorre a eleição. Os vencedores recebem os prêmios que lhes darão destaque para todo o ano que se segue", afirma Og Pozzoli.

Ações culturais - Desde a primeira edição, o ABC Old Car & Parts destacou-se por festejar um momento histórico da indústria, como os 100 Anos de fundação da Alfa Romeo. Para a próxima edição, o tema central será a história das competições de carros no Brasil. "O esporte automobilístico no Brasil está vivendo um momento de festa, com diferentes acontecimentos. Assim sendo, o encontro de 2011 mostrará um pouco dessa história. Além de promover a exposição de carros de competição de todas as épocas, serão convidados escritores para realizar tardes de autógrafos", adianta Rubens Justo, diretor da Hp Press Comunicação, empresa responsável  pela produção do evento.

O foco da homenagem será a lendária Equipe Willys, berço da maior geração de pilotos de primeira linha que o Brasil já conheceu. A equipe revelou nomes Bird Clemente, os irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi, Carol Figueiredo, Francisco Lameirão, José Carlos Pace e Luiz Pereira Bueno que será o centro das atenções da homenagem. Será montado um estande com os veículos pilotados em sua bem sucedida carreira, produtos com sua imagem, além do recém escrito livro "Paixão e Técnica Sobre o Volante", que poderão ser adquiridos.

50 anos do IMT - No ano em que Instituto Mauá de Tecnologia completa 50 anos de sua fundação, a exposição terá um estande mostrando as diferentes atividades dos alunos da Engenharia. Com o objetivo de aprimorar a teoria apresentada nas aulas, os alunos da Engenharia Mecânica e Elétrica participam de competições estudantis de nível nacional como a Copa Baja e a Fórmula SAE. Nessas atividades práticas, os estudantes participam desde o projeto e construção dos protótipos até a competição propriamente dita, o que lhes  permite ampliar o conhecimento, além de aproximá-los das atividades profissionais que terão pela frente.         

Feirão de Negócios - Com o crescente interesse da população pelos automóveis antigos, o ABC Old Car & Parts passou a oferecer, desde a edição anterior, uma ampla área reservada para as empresas que se dedicam à comercialização de veículos antigos. "São Paulo possui várias lojas especializadas e nada mais natural do que facilitar o acesso do público a esses veículos", salienta Gomide.  Na edição de 2010, deste ano a Paulitália Classics, uma das empresas expositoras do Feirão do Carro Antigo, realizou vários negócios. "O ambiente sofisticado e charmoso da exposição muitas vezes contribui para uma tomada de decisão de um potencial cliente interessado", comenta Márcio Sciola, diretor da Paulitália.

Outro vetor de grande potencial da exposição está na feira de peças. "O Campus do Instituto Mauá de Tecnologia possui uma grande área com largas alamedas e um alto nível de segurança garantido pelo isolamento e sistemas eletrônicos. "Temos um cenário perfeito para que tenhamos uma das maiores concentrações de expositores de peças originais", enaltece Rubens Justo, explicando que a busca por peças originais faz parte do processo de restauração de um determinado modelo. "Muitas vezes as pessoas recorrem ao mercado internacional para localizar um determinado item do veículo que pode estar muito próximo dele".

Responsabilidade Social - Outro aspecto de grande relevância da mais tradicional exposição de carros antigos do Grande ABC está nas ações de responsabilidade social, que acontecem desde a primeira edição, ainda no Espaço Chico Mendes. A entrada do público na exposição é mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis e todos os produtos são destinados à Cáritas Diocesana, o órgão da Diocese de Santo André que coordena as obras de assistência às pessoas carentes em todo Grande ABC. No ano passado foram doadas quase duas toneladas de alimentos e neste ano a previsão é dobrar esse volume.

Com a adesão da Associação Clube do Carro Antigo do Brasil - ACCA, como realizador do evento, o trabalho neste campo ganha outro viés, pois o clube realiza um intenso trabalho social, como o Projeto Ônibus Escola de Cultura. A presença no evento do ônibus tipo Escolar Americano, pintado na cor amarela, é uma marca registrada da ACCA do Brasil. Entre os trabalhos desenvolvidos está a Escola de Ofícios, um projeto que oferece cursos gratuitos para restaurações de carros antigos. Outro tema é o Ofício de Miniaturas, em que artistas especializados na construção de miniaturas com materiais reciclados são convidados a expor. "Essa foi a maneira que encontramos para transformar nossa paixão por automóveis antigos em ações que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas", explica o empresário Ricardo Luna.

V ABC Old Car & Parts - Antigos no Campus

Exposição de Automóveis Antigos e Especiais  
Tema Central: As competições de Automóveis no Brasil
Datas: 11, 12 e 13 de Fevereiro
Horário: das 9h30 às 18h
Local: Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia - Campus de São Caetano do Sul - Praça Mauá 1 - São Caetano do Sul - SP
Entrada: 2kg de alimentos não perecíveis
Destino dos alimentos: em prol da Diocese de Santo André (Grande ABC).
Estacionamento no Campus: R$ 15.00
Telefones: (11) 4421-3993/ 2564-2810
E-mail: abcoldcar@hppress.com.br

Publicado em: 3/2/2011
Fonte: www.agenciagabc.com.br

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

605





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores