Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Carros Antigos no Uruguai

Carros Antigos no Uruguai

Pick-up Fordson Inglesa

COLONIA, Uruguai - A nota fiscal prova: o Ford Prefect foi comprado, zero-quilômetro, em 16 de julho de 1950 - exato dia do "maracanazo", quando o Brasil foi derrotado pelo Uruguai na final da Copa do Mundo, em pleno Maracanã. Passaram-se 60 anos, nossa seleção hoje é pentacampeã e... o velho Ford continua a rodar. No Uruguai é assim: automóvel não tem direito a pendurar as chuteiras.

De câmera em punho, fizemos um safári fotográfico pelo país vizinho. Como Cuba, o Uruguai é um museu rodante. Nas ruas, convivem veículos de diferentes origens e gerações: americanos dos anos 20 e 30, ingleses das décadas de 40 e 50 e brasileiros dos 80 e 90. Entre os recém-chegados, predominam os genéricos chineses. Tudo em perfeita harmonia, no tranquilo ritmo local.

A primeira constatação: na capital Montevidéu, os velhinhos já são raros. Até uns 15 anos atrás, a cidade era um paraíso dos entusiastas do arqueomobilismo. Mas, há muito, os ônibus Leyland deram lugar a modelos brasileiros.

Hoje, para encontrar coisa interessante é preciso se aprofundar pelo interior do país e manter os olhos atentos. A bordo de um Ford Modelo A 1929 e de um Renault 4L 1978, fizemos a peregrinação por Colonia del Sacramento e comunidades vizinhas.

Caminhões e picapes são os veículos que mais resistem. Em Carmelo, cidadezinha de 17 mil habitantes quase na fronteira com a Argentina, encontramos uma frota veterana a serviço do moinho local.

Caminhões como um Ford 1947, orgulhosamente mantido pelo motorista Héctor, continuam a trabalhar diariamente no século XXI, como se o tempo não tivesse passado. Por questão de economia, estão quase todos adaptados, com motores a diesel.

Também são muito comuns as picapes e caminhões Bedford, fabricados pela subsidiária inglesa da General Motors nos anos 50.

Entre os carros de passeio, modelos ingleses são figurinhas fáceis. Austin, Morris, Hillman, Ford Prefect... Todos fabricados logo após a Segunda Guerra, quando a Europa lutava para sobreviver e exportava automóveis em troca da carne uruguaia.

A longevidade da frota do Uruguai tem explicação. O país era muito rico até os anos 50, quando era o principal exportador de carne e lã do mundo - um período de grande importação de automóveis. Depois da década de 60, vieram crises econômicas, o golpe militar e o êxodo. Além disso, o país nunca fabricou carros em larga escala (houve pequenos fabricantes, como a Nordex, e linhas de montagem). Tudo desestimulava a compra de veículos novos.

International KB2 1847
International KB2 1847

Há mais: o uruguaio médio é um tipo conservador, que gosta de preservar o que tem por longos anos. E, o principal: os mecânicos uruguaios são talentosos e não têm medo de improvisar...

Os desarmaderos (ferros-velhos) uruguaios são uma cornucópia de peças para quem tem carro antigo. São esses depósitos que garantem a sobrevivência das cachilas, nome local para calhambeques.

Um detalhe curioso é que, até 1946, o Uruguai adotava a mão inglesa. Assim, volta e meia se veem carros (mesmo americanos) com volante no lado direito.

E é preciso ficar atento aos quintais. Automóveis que deixam de rodar, por absoluta falta de condições, continuam por anos nos fundos das casas, à espera de uma ressurreição. O milagre, por vezes, vem na forma de exportações: comerciantes locais compram carros antigos por quase nada e os vendem a colecionadores de outros países.

O que havia de mais valioso já voltou para a Europa. Sobraram as cachilas, incansáveis e quase humanas.

Picape Pegeaut 203
Pick-up Peugeot 203

Ford Galaxie Americano 1961
Ford Galaxie Americano 1961

Hilmann Pré Guerra
Hilmann Pré Guerra

Ford 1937
Ford 1937

Pick-up Commer dos Anos 50
Pick-up Commer dos Anos 50

Ford Model A 1929
Ford Model A 1929

Pickup Chevrolet Anos 20
Pickup Chevrolet Anos 20

Caminhão Leyland Inglês
Caminhão Leyland Inglês

Publicado em: 5/1/2011
Fonte: ogloboglobo.com

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

593





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores