Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Bentley R-Type Continental

Bentley R-Type Continental

Bentley R Type Continental 1952

Um dos símbolos do otimismo da Inglaterra nos anos 50, o Bentley Continental R-Type é considerado pelos colecionadores como o melhor carro da marca inglesa no período pós-guerra. Desenhado por John Blatchley foi um dos primeiros modelos cujo projeto levou em consideração os efeitos da aerodinâmica. As várias horas de teste em túnel de vento conseguiram torná-lo estável e veloz como poucos carros do seu tempo. Entre 1952 e 1955 apenas 208 unidades foram fabricadas o que o torna ainda mais admirado.

Bentley R-Type Continental
Bentley R Type Continental 1954

A carroceria de formas arredondadas era feita de alumínio e exibia linhas suaves. Um dos destaques eram os pára-lamas traseiros salientes em formato de asa que canalizavam o ar reduzindo a turbulência. A longa traseira e o vidro de trás que seguia os contornos da capota também favoreciam a fluidez do ar. Entre os detalhes que mais chamavam a atenção vale a pena citar a  enorme grade cromada com o mascote da marca inglesa e os pneus reforçados por seis camadas de lona.

Bentley R-Type Continental
Bentley R Type Continental 1952

Além do visual imponente o Continental R oferecia muito conforto aos ocupantes. O painel contava com detalhes de madeira nobre o assoalho era revestido de carpete de alta qualidade e os bancos podiam acomodar cinco pessoas com espaço de sobra. Assim como nos carros de competição o quadro de instrumentos era completo e bem visível mesmo através dos vãos do volante de três raios.  

Até 1964 o motor que movia esse "tapete mágico que anula distâncias"  (como ficou conhecido) tinha 4,5 litros de cilindrada e seis cilindros em linha. Depois o número de cilindros foi mantido mas a capacidade cúbica aumentou para 4,8 litros. Ambos eram alimentados por dois carburadores e nunca tiveram os valores de potência máxima declarados oficialmente pela Bentley. Com câmbio automático de três marchas e alavanca na coluna de direção acelerava de 0 a 100 km/h em 13 segundos e ultrapassava os 185 km/h.

Há quem diga que esse Bentley foi apenas uma cópia do Cadillac de 1949, mas até mesmo pelo preço não cabe uma comparação. Com o que custava na época do seu lançamentodaria para comprar 10 unidades do seu suposto rival. Por isso enquanto o Cadillac é meramente admirado o Bentley R-Type é idolatrado.

Publicado em: 14/12/2010
Fonte: carsale.com.br

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

578





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação


Mercado Livre




Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Eventos
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Chevrolet, Opala Comodoro, Coupé, 1980, Bege
Ford, Belina 2, 1.6 L, 1980, Amarela
Volkswagen, 1600, 1969, Bege
Land Rover, Militar Ambulance Strecher - 109 Suv, Série 2A, 1971, Camuflada

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Logos dos Apoiadores