Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Há 50 Anos Era Inaugurado em SP o 1º Salão do Automóvel

Há 50 Anos Era Inaugurado em SP o 1º Salão do Automóvel

SÃO PAULO - O Saci foi uma das estrelas da primeira edição do Salão do Automóvel, uma novidade no país que, meses antes, ganhara uma capital federal totalmente nova, Brasília, e um presidente eleito com grande número de votos - Jânio Quadros. O 1.º Salão foi aberto no dia 25 de novembro de 1960 pelo governador Carvalho Pinto. Em seu discurso, o governador qualificou a exposição como "um verdadeiro marco do esforço criador do povo brasileiro, de sua capacidade técnica e de seu gênio inventivo".

A 1ª edição do Salão de Automóvel foi realizada no Ibirapuera e recebeu cerca de 450 mil pessoas

No dia seguinte, um desfile de carros antigos com atores, entre eles Eva Vilma, John Herbert e Mauro Mendonça, marcava a abertura oficial ao público.

Saci era o nome de um protótipo de conversível da Willys. Ao seu lado estava o Jeep quatro portas, o Aero-Willys e os modelos 61 do Renault Dauphine. A Simca mostrou o Chambord e o Presidente. A Monoplast exibiu uma camionete com teto corrediço de lona, e a FNM expunha o vencedor da corrida Mil Milhas de Interlagos.

Uma das grandes curiosidades foi um Fusca (também chamado de Volkswagen sedã na época) adaptado como um carro anfíbio, que "navegou" no lago do Ibirapuera impulsionado por uma hélice adaptada no para-choque traseiro. Também foram apresentadas variações da Kombi como ambulância, carro de turismo, de entrega, de feira e de bar-ambulante.

Cerca de 450 mil pessoas visitaram o primeiro salão, onde foram sorteados cinco carros durante os 15 dias da mostra. Foram reunidas, no Pavilhão do Parque Ibirapuera, fábricas de autopeças e acessórios e as 11 fábricas de veículos nacionais: GM, Ford, Willys, Simca, VW, DKW-Vermag, FNM, Toyota, Mercedes-Benz, Scania-Vabis e Internacional Harvester, que apresentaram 24 modelos de veículos.

O primeiro Salão do Automóvel foi realizado em grande estilo, em 1960, quando a sociedade brasileira ainda desconfiava do carro nacional. A indústria automobilística estava estabelecida havia pouco tempo e o índice de nacionalização dos modelos era ainda muito baixo. Mas, naquela primeira oportunidade de mostrar o que faziam, as montadoras surpreenderam o público, com várias versões de automóveis, ônibus e tratores.

Assim que ficou consolidado, o salão tornou-se a maior vitrine do setor da América Latina. Por isso, já em 1964 começava a nascer o sigilo sobre as novidades que as fábricas apresentariam. Ao contrário de hoje, quando os lançamentos ganham antecipadamente as páginas dos jornais, até fins da década de 70 as novidades apareciam apenas no salão.

Publicado em: 26/11/2010
Fonte: O Estado de S.Paulo

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

563





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores