Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Exposição de Ônibus Antigos Não é Apenas para Busólogo

Exposição de Ônibus Antigos Não é Apenas para Busólogo

O Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona oeste da Capital Paulista, mais uma vez será palco nos dias 20 e 21 de novembro, sábado e domingo, da exposição denominada "VVR - Viver, Ver e Rever,  A Evolução", uma iniciativa do Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro, patrocinada pela Mercedes-Benz do Brasil Ltda.

Muito mais que um passeio de busólogo, pessoas que admiram ônibus e estudam esse meio de transporte público, o evento é uma oportunidade única de voltar ao passado, para as gerações mais antigas, ou de conhecer esse passado pela primeira vez, para as novas gerações.

Além disso, é importante fonte de pesquisa para estudantes, estudiosos e professores de diversas áreas, desde os segmentos técnicos até os humanos e comportamentais.

Isso porque cada ônibus antigo preservado pelas empresas, não é apenas um veiculo. Ele carrega um contexto, a representação de uma época.

Quem sabe disso na prática é o presidente do Primeiro Clube do Ônibus Antigo, entidade reconhecida e registrada oficialmente, Antônio C. Kaio Castro. "As pessoas se mostram muito interessadas quando falamos que vamos expor dezenas de veículos antigos de transporte coletivo. Admiram-se dizendo que não faltariam a um evento assim" - disse Kaio.

Um dos principais motivos, segundo ele, é o papel que o ônibus tem na vida das pessoas, mesmo de quem não o utiliza constantemente. "O ônibus marca vidas e marca épocas, ainda mais num país como o nosso cujos transportes urbanos baseiam-se no modo sobre pneus. Antes, como profissional do setor, eu via isso, há algum tempo, como organizador do evento, sinto isso: o ônibus é um dos principais elos da sociedade. Ele integra as pessoas entre elas e as liga não apenas ao trabalho, mas aos demais serviços e oportunidades oferecidas pela urbanização: à escola, à saúde, ao lazer, ao namoro ou mesmo a um trânsito menos congestionado. Imagine se todos que estão dentro do ônibus decidissem cada um pegar um carro de passeio também?" - explica Kaio.

No evento são apresentados diversos veículos, desde as jardineiras dos anos de 1920, passando pelos primeiros ônibus feitos de estrutura metálica, nos anos de 1940, mas ainda com chassi e dianteira de caminhão, pelo primeiro monobloco da Mercedes-Benz, o O 321, produzido em 1958 e que firmou o conceito de verdadeiro ônibus (e não veículos para passageiros sobre chassis de caminhão). A viagem continua pelos primeiros ônibus com carrocerias mais retas e práticas, fabricados nos anos de 1970, como o Caio Gabriela II, pelos veículos mais desenvolvidos fabricados a partir dos anos de 1980, a exemplo do luxuoso Diplomata 380, um exemplar do curioso Fofão, de Jânio Quadros, de 1987, o ônibus de dois andares da extinta CMTC até chegar a evolução, com a apresentação de um Volvo B 12 M, articulado, Marcopolo Viale, totalmente computadorizado e com sistema de controle de suspensão, inclinação de carroceria, elevação e agachamento dependendo do trajeto percorrido entre outras novidades.

Aliás, uma das características do evento é o fato de ele ser eclético. Além de mostrar várias épocas e, mesmo a Mercedes-Benz sendo a patrocinadora, são mostrados os legendários Ford e GMs, Volvos, Scanias e os próprios carros da Mercedes-Benz.

UMA OPORTUNIDADE DE RESGATAR TESTEMUNHOS DE ÉPOCA:

"Muito mais que mostrar a evolução industrial e tecnológica, os ônibus mostram o crescimento econômico e os costumes de cada época. Aquela jardineira de madeira, dos anos 20, nos faz pensar como era forma de vida desta fase. Como as pessoas se deslocavam para o trabalho num veículo simples, passando por ruas de terra e vencendo verdadeiros desafios." - exemplifica Kaio. Por isso a exposição é interessante para as diversas áreas do conhecimento, como a engenharia, a arquitetura e urbanismo, a antropologia, filosofia, entre outras.

Estudantes de diversos níveis, desde o básico ao superior, professores e pesquisadores terão oportunidade não só de verem os veículos antigos. Há também veículos importados, como os tradicionais ônibus escolares amarelos norte-americanos e verdadeiras relíquias, como o GM Coach, de uma igreja norte-americana, importado pela Turismo Santa Rita. O ônibus é um espetáculo. A carroceria de alumínio polido brilha e até reflete a imagem de quem chega perto.

Além de ônibus de diversas épocas há caminhões antigos.

O evento não é só para busólogo, mas também é para este grupo que tem como passatempo principal admirar essas gigantes máquinas de conduzir vidas.

É uma ótima oportunidade de conhecer este grupo de admiradores, trocar idéias e aumentar o conhecimento sobre os transportes.

Para os apaixonados por ônibus, comunidade que com o advento da Internet vem crescendo, há miniaturas em exposição e à venda, revistas, chaveiros, brindes, etc.

Kaio vai além e faz o convite:

"Há muitas pessoas que gostam de ônibus e não são "busólogos" Isso eu posso garantir pelas experiências anteriores, das outras edições e convido a todos testarem essa sensação. Visitar o passado dos transportes vai fazer com que a pessoa saia com mais conhecimento das épocas, diferente até". A VVR, realizada desde 2004 numa garagem de ônibus, passou, a partir de 2007, a acontecer no Memorial da América Latina, graças ao incentivo da Mercedes-Benz do Brasil Ltda.

A imprensa terá atendimento especial durante todo o evento e poderá trabalhar com todo apoio.

Serviço:

Evento: VVR - VIVER, VER E REVER - Exposição sobre a História dos Transportes
Data: Dias 20 e 21 de novembro (próximos sábado e domingo.
Local: Memorial da América Latina - Barra Funda - S. Paulo (ao lado das estações de trens da CPTM , do Metrô e do Terminal Rodoviário da Barra Funda)

Informações: www.primeiroclubedoonibusantigo.com

ENTRADA FRANCA - FOTOS E IMAGENS PERMITIDAS

Publicado em: 17/11/2010
Fonte: CBN
Fotos: Divulgação VVR e CCA

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

554





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores