Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Buick Streamliner 1948

Buick Streamliner 1948

Buick Streamliner 1948

Engenheiro mecânico, Timbs levou mais de dois anos para terminar este elegante Roadster, assegurando a qualidade do seu trabalho como capa da revista Motor Trend, além de artigos em outras importantes edições como a Mechanix Illustrated, Popular Mechanics ou a Motor Life. Composto por um chassi de aço e um corpo em alumínio trabalhado à mão, o Streamliner teve um custo de 10.000 USD, dos quais 8.000 USD correspondem a grande parte do orçamento que foram investidos nas distintas e curvilíneas linhas do veículo.

O Design de Norman distanciou-se dos cromados excessivos e das enormes barbatanas traseiras que dominavam o mundo do automóvel da América. Ainda hoje um dos carros mais raros do mundo, único, já nos anos quarenta o Buick Streamliner era uma raridade para os americanos, e talvez tenha sido o grande ícone seguido no pós-guerra.

Buick Streamliner 1948

Buick Streamliner 1948

As formas falam por si, mas há que se destacar sua fluidez e o seu minimalismo, conferidos pelo seu caráter longo e rebaixado, e ainda pela ausência de portas. O motor, capaz de propulsionar ao carro de uma tonelada até cerca de 190 Km/h, um Buick V8 de 1947, colocado na traseira do chassi, o qual é revelado pela elevação hidráulica do painel traseiro. Um detalhe pouco comum e que obriga que o cockpit seja deslocado à frente do veículo. Para oferecer uma condução suave, Norman utilizou uma suspensão Ford de 1947 modificada.

No conjunto de todos estes fatores, a condução deste carro é um impacto, tanto para quem o conduz, como para quem o vislumbra em movimento. A princípio, o Buick Streamliner foi apresentado apenas no circuito de exposições das quais participava. Em 1952 foi adquirido pelo californiano Jim Davis, que o exibiu em Manhattan Beach, onde residia. Nesta época seria novamente fotografado para a revista Motor Life.

Quase 50 anos se passaram ao ser reencontrado em 2002, no deserto, praticamente intocado. Comprado em um leilão e restaurado por Dave Crouse da Custom Inc. em Loveland, Colorado, a pedido de seus novos proprietários, Gary e Diane Cerveny de Malibú, Califórnia.

A pergunta é: "como uma obra de arte como esta passou no esquecimento por tanto tempo?". Ninguém sabe...

Buick Streamliner 1948
 
Depois de uma restauração completa, fiel e exigente, 2010 foi o ano em que este magnífico clássico reapareceu ao Mundo, no Amelia Island Concours dElegance, concorrendo na categoria Motor Trend Cover Cars, da qual infelizmente não saiu vencedor.

É pouco provável que esta pequena maravilha seja vista novamente nas estradas ou até em um novo leilão. Mais que raro, é único e incomparável. É difícil crer que seu proprietário o queira perde-lo, independentemente do preço que possa atingir.

Mais do que questões práticas, é realmente uma pena que veículos que transportam um legado como este, o encerrem em si, e que o Buick Streamliner não torne a inspirar uma revolução no automóvel como fez no passado.

Buick Streamliner 1948

Publicado em: 17/11/2010
Fonte: obviousmag.org

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

553





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores