Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




O BR 800 Elétrico

O BR 800 Elétrico

Estudantes de engenharia desenvolvem projeto de um veículo 100% movido a eletricidade, utilizando um Gurgel BR 800.

BR 800 Elétrico
Grupo de Estudantes de Engenharia da Universidade de Brasília (UnB) e seu projeto BR12V.

O carro originalmente é um antigo Gurgel BR 800 idealizado no final da década de 80, pelo engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, o primeiro automóvel genuinamente brasileiro. A tecnologia do motor é de ponta, é o primeiro veículo 100% elétrico desenvolvido em laboratório por estudantes de Engenharia da Universidade de Brasília (UnB).

O diferencial do BR 12v , nome de batismo do protótipo, é o uso da corrente elétrica alternada no lugar da corrente contínua. Segundo os estudantes esse mecanismo tornara o veículo o carro mais leve e mais econômico que os atuais. “Em Brasília já existem carros que fazem uso de energia elétrica, mas acreditamos que o nosso permitirá uma economia de aproximadamente 30% de dinheiro e 50% de peso do motor”, revela Glayson Quintiliano Souza em entrevista ao jornal O Correio Brasiliense.

O professor Carlos Gurgel, do Departamento de Engenharia Mecânica da UnB, explica que a opinião pública tem uma idéia equivocada sobre os veículos elétricos. “Não podemos entrar nessa conversa de que eles não poluem nada, pois para fabricar polui, para descartar a bateria polu. Acontece que, no caso do Brasil, do Canadá, da Noruega, a energia elétrica vem de hidroelétricas e é renovável, o que é muito bom. Nesse sentido, ele não lança gases no meio onde circula, isto é, nas cidades. Por outro lado, em países como os Estados Unidos, em que a energia vem da queima de combustíveis fósseis, acaba-se poluindo o ambiente para realizar essa produção.” Gurgel afirma que o grande benefício se limita a melhor qualidade do ar nas grandes cidades.

Fonte: www.correiobraziliense.com.br


O BR 800 de Amaral Gurgel

Seu motor, de 2 cilindros e 800cc, era produzido na própria indústria da Gurgel, em Rio Claro estado de São Paulo.

Foi fabricado entre 1988 e 1991 e posteriormente substituído pelo Supermini, sua evolução. A Gurgel Motores S/A funcionou até 1994, mas a marca foi posteriormente adquirida pelo empresário Paulo Freire Lemos em 2004 e voltou a existir

O BR800 foi apresentado em 1987 e considerado o primeiro automóvel com tecnologia totalmente nacional. De concepção peculiar e em diversos aspectos avançado para a época, muito leve e compacto.


Os primerios BR 800 entregues em 1988

Publicado em: 4/11/2010
Fonte: Redação CCA - Fred Sinclair

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

547





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores