Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Og Pozzoli é eleito o Antigomobilista do Ano de 2010

Og Pozzoli é eleito o Antigomobilista do Ano de 2010

O conceituado colecionador de automóveis Og Pozzoli foi o vencedor da primeira edição do prêmio de Antigomobilista do Ano, eleição organizada pelo website www.jornalveiculos.com.br e realizada em duas etapas. O troféu, confeccionado em cristal ótico e que traz a imagem do colecionador gravada a laser, foi entregue ao vencedor em evento realizado na residência do colecionador com a presença do corpo de jurados. O Clube do Fordinho, uma das mais antigas agremiações automotivas existentes no Brasil venceu como Clube de Autos Antigos do Ano depois de uma acirrada disputa com o Clube do Chevrolet. O troféu “Espírito do Antigomobilista” foi entregue a Ervin Moretti, do Fusca Clube do Brasil.

Og Pozzoli

A solenidade de entrega dos troféus aconteceu na residência do Sr. Og Pozzoli onde os convidados tiveram o privilégio de fazer uma visita guiada à coleção com mais de 150 veículos de rara beleza e valor. Og Pozzoli recebeu o troféu das mãos da sua esposa, Maria Lúcia (alto da página) e se emocionou ao relembrar histórias do início do movimento no Brasil. Figura de qualificação única entre os antigomobilistas, Og Pozzoli venceu a eleição após passar por duas etapas, uma delas de reconhecimento popular. Na primeira fase quatorze concorrentes foram submetidos à opinião pública e 13.992 pessoas votaram na enquete realizada pelo portal Jornal Veículos indicando seus favoritos.

Og Pozzoli foi um dos cinco mais votados ao lado de Bird Clemente, Luis Loucatelli (recebeu a maior indicação popular na enquete), Marcos Vinicius Meduri e Fábio Steinbruch. Também concorreram na primeira fase Anísio Campos, Carlos Miranda, Dep. Fernando Capez, Edenise Carratu, José Luiz Vieira, José Roberto Nasser, Marco Antônio Lage, Mário Ferreti, e Nilson Carratu. Todas essas pessoas apresentaram alguma benfeitoria para o movimento, seja na restauração de veículos raros como na organização de eventos ou edição de livros, ações que as credenciaram como pré-candidatos.  

Prêmio Og Pozzoli de Antigomobilista do Ano – Na segunda etapa, um júri de 68 pessoas composto por presidentes de clubes, jornalistas e colunistas apontaram o vencedor. Para a maioria, a vitória de Og Pozzoli reflete sua longa dedicação pela restauração e manutenção de veículos raríssimos, mantidos pelo seu museu particular. Para o idealizador do prêmio, o jornalista especializado em automóveis André Gomide, a eleição vem coroar e reconhecer o trabalho dedicado por centenas de pessoas à recuperação e manutenção dos veículos clássicos. “O prêmio anual será uma forma de enaltecer o desempenho das pessoas e clubes em prol desse movimento que é imenso e tem uma importância singular na preservação da história do transporte automotivo no Brasil”, explica.

Ao final, André Gomide sugeriu aos presentes que o prêmio, a partir da segunda edição, levasse o nome de Og Pozzoli. “A grandiosidade da obra realizada pelo Og e o reconhecimento das pessoas envolvidas neste meio que o consideram o mais importante colecionador do Brasil, nada mais justo e natural que seu nome e seu comportamento sejam o símbolo desse prêmio”, disse. Surpreso, Og Pozzoli discursou antes de autorizar e disse sentir-se honrado com tal homenagem. Segundo o jornalista, a próxima edição do prêmio vai exigir um trabalho ainda mais próximo aos clubes. “O intuito não é gratificar a maior coleção, mas o comprometimento e o desempenho das pessoas ao longo do ano na realização de um determinado projeto. E os clubes são os mais indicados para apontar essas pessoas que pode ser um colecionador ou um restaurador”, expõe.

Outro momento importante do evento de premiação foi a entrega do troféu ao Clube do Fordinho como vencedor do título de Clube de Carros Antigos do Ano. Realizada em uma etapa e tendo os presidentes dos clubes como jurados, a eleição busca refletir a atuação da agremiação automotiva ao longo do ano. “Considero essa indicação a mais democrática e idônea possível, pois as pessoas envolvidas diretamente com os clubes é que apontam aqueles que se sobressaíram”, explica. A votação é simples. Primeiro a comissão organizadora indica os clubes concorrentes. Depois os presidentes distribuem dois votos (na próxima edição serão três), entre seus preferidos. O que reúne o maior número de votos é obviamente o vencedor. Em caso de empate, os jurados voltam às urnas para decidir entre os empatados.  Este ano 68 clubes concorreram, número que deverá se manter para a edição de 2011.       

Para o presidente do Clube do Fordinho, Augusto Geraldini, foi uma grande honra para o clube ter sido o escolhido pelos demais presidentes. “Esse prêmio demonstra que estamos trabalhando de maneira correta, pois tivemos o reconhecimento público disso”. O prêmio foi entregue pelo Sr. Og Pozzoli por ter sido o grande incentivador na criação de agremiações automotivas na década de 60. “Quando eu, o Eduardo Matarazzo e o Roberto Lee fundamos o primeiro Veteran Car Club do Brasil no Rio de janeiro não tínhamos idéia de que essa atitude fosse ganhar tantos adeptos pelo Brasil. Só conheço um país no mundo que tem tantos clubes de autos antigos aqui, os Estados Unidos”, disse.

Para Ervin Moretti, um dos idealizadores e membro da Comissão Organizadora das eleições, esses prêmios vão se tornar no “Oscar” do movimento de antigos no Brasil. Ervin, por sinal, recebeu o troféu de “Espírito do Antigomobilista, uma honraria concedida à pessoa que se destaca pelo comportamento ético, expansão das amizades, postura diante dos diferentes clubes, presteza e sentimento participativo. “Para mim foi uma grande surpresa e uma honra muito grande”, declarou Ervin. Diretor do Fusca Clube, Ervin aproveitar a oportunidade para parabenizar publicamente o jornalista André Gomide pelas suas iniciativas que, segundo ele, sempre buscam valorizar as pessoas que estão por trás dos veículos antigos.

Og Pozzoli

Og Pozzoli

Publicado em: 29/10/2010
Fonte: Agência Hp Press (SP)

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

543





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores