Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Como o conforto evoluiu no interior dos automóveis

Como o conforto evoluiu no interior dos automóveis

Os primeiros registros de experimentos datam do sé­­culo 18. Mas eram somente os passos iniciais de uma invenção que mudaria a vida do homem. As carroças da época evoluíram, e, com o passar do tempo, ga­­nharam a cara do que hoje chamamos de carro.

Mas o veículo que atualmente conhecemos não foi desenvolvido por uma única pessoa, em uma data definida.

A história mostra o avanço dessa máquina pelo mundo, conforme a reportagem da revista Vida Bosch.

A evolução do conforto nos automóveis
Triciclo da Benz foi o primeiro automóvel do mundo e poucos meses depois. Ainda em 1886, circulou também o quadriciclo da Daimler

Comodidade e performance ainda eram um sonho. Os passageiros ficavam totalmente expostos. Sol forte, todos derretiam de calor. Chovia, ficavam ensopados. As do­­res no corpo, que absorvia todos os solavancos do caminho, eram parte do pacote de viagens, pois os bancos não ofereciam conforto algum, mui­­to menos segurança. No início do século 20, no entanto, o carro já começou a to­­mar forma, com uma carroceria com capota, passageiros abrigados, motor sob o capô, direção e rodas.

A evolução do conforto nos automóveis
De assentos inteiriços e estreitos, os carros evoluíram para bancos individuais e confortáveis. Alguns com ajustes elétricos e aquecimento

Quando se fala em Brasil, podemos definir o início da indústria automobilística – ou ao menos o que deu partida ao parque industrial que existe hoje – como sendo a década de 50, mais especificamente em 1956, sob a batuta do governo de Juscelino Kubitschek. Nessa época, o engatinhar da indústria nacional era alimentado com modelos já produzidos nas matrizes de fábricas recém-instaladas em nosso território.

Os carros que foram introduzidos então no mercado eram os mais adequados para o país, diz Ricardo Bock, professor do curso de Mecâ­nica Automobilística da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI).

A indústria cresceu, o brasileiro tomou gosto pelo automóvel e as vendas bateram um recorde atrás do outro. Esse volume se reflete di­­retamente no trânsito das grandes cidades, tormando-o lento. Situa­ção que levou avenidas congestionadas e os motoristas a ficarem mui­­to tem­­po no carro.

Mas com o passar dos anos e a natural evolução da indústria, muitos itens de conforto surgiram para tornar cada minuto ainda mais agra­­dável dentro do veículo. O ar-condicionado, que hoje em dia se tornou acessório indispensável, teve a sua primeira versão automobilística em 1938. Foi somente em 1954 que o aparelho foi aparecer da forma como o conhecemos hoje, com controles no painel e o mecanismo alojado no compartimento do motor.

A evolução do conforto nos automóveis
Carroceria com capota só no século 20

Direção

Já a direção hiráulica teve seus primeiros experimentos em 1920. Muitos sabem o drama que é manobrar um veículo sem direção assistida. É de fazer o motorista suar a ca­­misa. Foi somente em 1951 que o sis­­tema passou a ser usado em escala comercial. No Brasil, na dé­­cada de 70, poucos dispunham de­­le. Atual­mente, até carros pequenos vêm equipados com o dispositivo.

Muitos ainda lembram como era difícil achar a posição certa para dirigir. Os bancos não ofereciam mui­­tas regulagens, quando muito iam um pouco para frente e para trás, e o encosto tinha um sistema de ajuste muito pouco funcional. Para os de estatura mais baixa, que precisavam de uma posição mais elevada no banco, a solução caseira entrava em ação: usava-se um travesseirinho ou uma almofada.

Na origem do automóvel, os ocupantes sentavam em bancos duros, absorvendo todos os solavancos das estradas. Hoje, os assentos têm uma série de ajustes, elétricos ou manuais, também para o encosto.

Câmbio automático

Os brasileiros, como os europeus, sempre preferiram o câmbio manual, mas com a nova safra de carros que chegou com a abertura das importações, a partir de 1990, o câmbio automático aos poucos começou a cair no nosso gosto. Desde 1903 há registros de testes com a transmissão au­­tomática, mas foi somente em 1948 que o modelo Odmobile saía da li­­nha de montagem com um câmbio automático de fato. Atualmente, al­­guns fabricantes oferecem modelos que proporcionam a mudança de marchas no modo manual ou automático. Nos congestionamentos, os joelhos agradecem. E foi vendo um pôr de sol com as namoradas que dois inventores tiveram a ideia do auto rádio. E em 1930 nascia o primeiro rádio para carro. Hoje, as opções são muitas, desde as mais simples até aquelas que reproduzem DVD e sintonizam TV em tela sensível ao toque, com GPS.

Publicado em: 2/8/2010
Fonte: gazetadopovo.com.br

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

463





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores