Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Alfa Romeo Spider: Cuore Sportivo

Alfa Romeo Spider: Cuore Sportivo

Alfa Romeo Spider de 1974: um dos modelos que mais trasmitem o espírito esportivo da marca que completa 100 anos

Não há como falar de Alfa Romeo sem que venham à mente sensações de paixão, esportividade e muitos anos de tradição. A marca foi fundada em 1910, na cidade de Milão (Itália). Uma das características principais da empresa nos primeiros anos foi a rotatividade de administradores, algo que se repetiu em diferentes épocas.

De qualquer modo, logo a vertente apimentada se sobressaiu e os carros com temperamento esportivo começaram a se destacar nas tradicionais provas italianas. Em 1920, Giuseppe Campari – que além de piloto era cantor de ópera – se consagrou na pista de Mugello. Naquele mesmo ano, Enzo Ferrari conseguiu a segunda colocação na tradicional Targa Florio. Era o início de uma série de conquistas da escuderia.

Alfa Romeo Spider
Lanternas delgadas fazem parte dos detalhes que identificam os carros da Alfa Romeo, bem como os vincos nas laterais

A primeira versão da Spider, com os traços geniais do estúdio Pininfarina, foi lançada em 1966. A Duetto fez sua estreia em grande estilo, no Salão de Genebra daquele ano. O desenho da carroceria também recebe o nome de “osso de sépia”, uma clara alusão ao formato do corpo do molusco, que é encontrado em todos os oceanos.

Alfa Romeo SpiderO modelo também ficou famoso nas telas de cinema. No longa “A primeira noite de um homem”, Dustin Hoffmann aparece em cenas memoráveis a bordo do conversível. Na internet é possível encontrar um clipe com todas as cenas do filme onde o carro marca presença. E são muitas.

O clássico das fotos, ano 1974, já é conhecido como Veloce. Ele pertence ao colecionador Nicolau Fanuele há quatorze anos e recebe tratamento de primeira linha. “Uso somente gasolina Podium e a Alfa só sai da garagem em fins de semana e sem chuva”, revela o dono.

Um dos itens de série mais cobiçados deste carro, assim como outros modelos da marca italiana, é o prazer de dirigir. São veículos feitos simplesmente para alegrar o espírito dos motoristas e proporcionar uma ótima experiência de condução.

E por falar em experiência, a sensorial é a primeira que se nota. O aroma do estofamento de couro é singular. O volante de madeira com três raios está em ótima posição e o “piloto” pode visualizar o conta-giros e velocímetro, além dos manômetros localizados no console central.

Ao girar a chave podemos ouvir o “cuore”, o motor de quatro cilindros, com 1.962 cm³ de cilindrada e 132 cavalos brutos em ação. Uma pisada mais decidida provoca o bloco, que responde com o som clássico dos carburadores duplos Dell Orto trabalhando. Sensacional.

Os números de desempenho ficaram retratados nos testes de época. Os 100 km/h em menos de dez segundos e a velocidade máxima na casa dos 195 km/h, bons números para um veículo cheio de charme e com carisma de sobra.

Alfa Romeo Spider
Volante com aro de madeira, instrumentos voltados para o motorista e alavanca de câmbio de fácil alcancem tudo faz parte da tradição.

Mas a idéia de pisar fundo pode dar espaço a uma condução mais prazerosa, com tempo para observar os detalhes e sentir a história em movimento. A excelente dirigibilidade é um dos pontos fortes. A alavanca de câmbio está em ótima posição, os engates são macios e o vento nos cabelos deixa as preocupações do dia-a-dia em segundo plano.

A empresa teve uma passagem importante na história da indústria automobilística brasileira. No início da década de 60, o FNM JK esbanjava elegância com estilo e mecânica Alfa Romeo. Na época se tornou o carro mais desejado do mercado.

Alfa Romeo SpiderNa década seguinte, em 1974, o modelo 2300 chegou às lojas. Freios a disco nas quatro rodas, motor com 140 cv brutos, câmbio de cinco marchas e ar-condicionado opcional. Um modelo recheado de qualidades e pronto para um público mais exigente. No início dos anos 90, com a abertura das importações, a Alfa Romeo marcou presença novamente por aqui, representada pelo luxuoso 164.

No mês passado, em comemoração aos cem anos da fábrica, uma festa que envolveu clubes ao redor do mundo e aficionados de modo geral, foi realizada na sede da empresa, em Milão, e também no tradicional evento de Goodwood, na Inglaterra.

“Toda vez que vejo um Alfa Romeo, eu levanto meu chapéu”. A frase, atribuída a Henry Ford e que ninguém afirma ter sido dita, deixa claro que mais do que meios de transporte, a marca produziu automóveis com espírito jovem e linhas eternamente clássicas. Que o digam os milhares de alfistas espalhados pelos quatro cantos do globo.

Publicado em: 2/8/2010
Fonte: revistaautoesporte.globo.com

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

461





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores