Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Antigos do Brasil - Chrysler Esplanada

Antigos do Brasil - Chrysler Esplanada

Fotos: Marcelo Viana/Divulgação

A Chrysler assumiu o controle da Simca do Brasil em 1967. A essa altura, o Esplanada já tinha aposentado o belo modelo Chambord e o desempenho vexatório já era coisa do passado. O recém-adotado motor Emi-Sul (com câmaras de combustão hemisféricas), um V8 de 2.414cm³, fornecia potência de 140cv para o sedã. Lançado no Salão do Automóvel de 1966, o Esplanada não era um modelo propriamente novo, e sim o velho Chambord com a frente e a traseira completamente remodeladas.

O resultado foi satisfatório e as linhas de fato ficaram mais atuais. Os faróis circulares tinham formato hexagonal e a grade era formada por linhas retas horizontais. Na traseira, as lanternas ainda avançavam para trás, mas o apelo “rabo de peixe” deu lugar a uma proposta mais sóbria. Apesar de usar o mesmo motor do Chambord, a fábrica anunciava que o Esplanada passou por testes severos e 53 aperfeiçoamentos mecânicos nos Estados Unidos. De certa forma, a linha Esplanada seguiu os mesmo passos que seu antecessor, com versões de luxo, esportiva e despojada.

VERSÕES O Esplanada de luxo podia vir com teto de vinil, além de bancos e volante revestidos em couro, vidros Ray-Ban, tapete de veludo, rádio e apliques de jacarandá no painel. Já a versão pelada do modelo foi batizada como Regente. Apesar de a perua Jangada ter sido a única sobrevivente da família Chambord, logo também deixou de ser fabricada. Dizem que foram feitos três protótipos de perua para o Esplanada, mas no fim o modelo não teve mesmo essa carroceria.

 

Com as portas abertas é possível ver o requinte da versão luxo


GTX Em 1968, o modelo passou por um face-lift, com destaque para os faróis (dois pares circulares na posição vertical) e a grade. A versão esportiva foi lançada no mesmo ano. Com faixas laterais e grade pretas, cores vivas, rodas esportivas e pneus radiais, a mortalha esportiva do Chrysler GTX chamava a atenção nas ruas. Por dentro, o GTX trazia volante esportivo, conta-giros, cinto de segurança (!) e bancos em couro, sendo os dianteiros individuais. Os opcionais eram tomadas de ar (com função apenas decorativa), teto de vinil e faróis auxiliares.

O motor era o mesmo e a caixa de quatro marchas com a alavanca ficava no assoalho. A velocidade final era de 165km/h, o que não combinava com os freios a tambor que sempre acompanharam o modelo.

Em 1969, a linha Esplanada deixou de ser fabricada para dar lugar ao Dodge Dart.

Publicado em: 6/7/2010
Fonte: Vrum - Pedro Cerqueira - Estado de Minas

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

444





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores