Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Fiat Tempra, o primeiro sedã de luxo da marca no Brasil

Fiat Tempra, o primeiro sedã de luxo da marca no Brasil

Confira o teste original do carro da época que foi lançado no mercado nacional

Lançado em novembro de 1991, ele só chegou de fato ao mercado no início do ano seguinte. Mas chegou muito bem, tanto que mereceu o título de carro mais moderno produzido no Brasil. Assim era o Fiat Tempra, modelo que preservava muito da versão italiana, mas que trazia a vantagem da suspensão independente nas quatro rodas – não oferecida pelo “irmão” europeu.

Frente inclinada, traseira alta, espelhos retrovisores destacados, vidros rentes à carroceria, pára-choques integrados e um desenho limpo, livre de vincos acentuados, que favorecia enormemente a aerodinâmica – além de resultar num visual arrojado e avançado para a época – eram alguns destaques desse novo sedã médio-grande da Fiat.

“O resultado final é muito bom. As quatro portas estão perfeitamente integradas ao desenho, que permitiu um Cx (coeficiente aerodinâmico) de 0,32”, dizia o teste de Autoesporte, realizado antes de o modelo passar a ser comercializado, que ressaltava ainda outros detalhes de seu estilo. “A grade é igual à de todos os outros Fiat, como identificação da marca, mas se fosse mais estilizada alcançaria o mesmo efeito. Um dos destaques são os limpadores que varrem uma área grande do pára-brisa, facilitando a visibilidade. Braço e palheta formam um conjunto único, todo carenado para ajudar no fluxo aerodinâmico, e projetado para uma manutenção mais barata: basta trocar os elementos de borracha.”

Fiat Tempra
O teste também observou outra grande qualidade do Tempra: o acesso ao interior, que foi classificado o melhor entre todos os modelos nacionais. Já o espaço interno foi elogiado por garantir conforto para cinco pessoas, mesmo para as mais altas – inclusive no banco traseiro. Outro ponto alto do modelo estava no acabamento, com direito a carpete de boa qualidade e bom estofamento para os bancos.

O novo carrão da Fiat tinha ainda outros predicados, como o amplo porta-malas, com capacidade para 424 litros de bagagem, que oferecia fácil acesso, já que a tampa descia até a altura do pára-choque. A nova transmissão de cinco marchas era outro trunfo, com engates suaves e precisos. O ajuste de altura do volante também foi elogiado, bem como o painel de instrumentos, mas o espaço limitado para a alavanca do freio de mão deixava a desejar, pois podia prender o dedão entre seu botão de acionamento e o console central.

Fiat TempraNo conjunto era um modelo e tanto, mas, por incrível que pareça, faltava “fôlego” ao novo Fiat, de acordo com o teste de Auto Esporte feito na época. Apesar do moderno motor 2.0, com duplo comando de válvulas no cabeçote, de fluxo cruzado, e carburador de corpo duplo, o sedã oferecia apenas 99 cavalos de potência a 5.250 rpm e 16,4 mkgf de torque a 3 mil rpm. “Não condizem com essa arquitetura moderna.” No teste de Autoesporte, o modelo atingiu 182,575 km/h de velocidade máxima e acelerou de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos.


Daí em diante a Fiat foi modificando seu novo “filhote”. Em setembro de 92 chegava o Tempra de duas portas, uma preferência do consumidor da época. A versão foi desenvolvida exclusivamente para o nosso mercado. Um grande salto de qualidade ocorreu em março de 93, quando a montadora lançou o Tempra 16V, o primeiro motor com quatro válvulas por cilindro em um modelo brasileiro. Com ele, o sedã passava a atingir 202 km/h de velocidade máxima e a acelerar de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos – a potência do motor 2.0, agora mais convincente, passara a 127 cv.

Outra cartada da Fiat com o Tempra foi a chegada da versão Turbo, em abril de 94, já como modelo 95. Era um canhão: máxima de 220 km/h e 0 a 100 km/h em 8,2 segundos. A montadora utilizou o motor 2.0 8V com turbocompressor da Garrett e intercooler. Além da nova opção esportiva, a linha 1995 se destacava por uma remodelação completa no interior. O fim do mesmo ano marcou também o início da importação – da Itália – do Tempra S.W., versão perua do Fiat que oferecia, entre tantos opcionais, air bag.

Um ano depois e o modelo ganhava retoques no desenho. Os faróis ficaram mais estreitos, enquanto as lanternas exibiam uma espécie de bolha que ressaltava as luzes de ré e das setas de direção. O interior também ganhou novos acertos, como o console redesenhado. Já em 98, o Tempra mudava para permanecer mais algum tempo no mercado. Com novas alterações no desenho – pára-choques e rádio integrado ao painel, por exemplo –, o sedã passava a ser oferecido apenas nas versões 8V e 16V. O potente motor turbo não estava mais disponível.
Com a chegada do novo Fiat Marea, em maio 1998, o Tempra não resistiu por muito tempo. O sedã inovador acabou saindo de linha em novembro do mesmo ano, com o total de 204.795 unidades comercializadas.

Fiat Tempra

Publicado em: 11/6/2010
Fonte: Revistaautoesporte.com.br

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

428





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores