Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Antigos do Brasil - Beleza que não punha mesa

Antigos do Brasil - Beleza que não punha mesa

Sedã de carroceria bonita e sofisticada, equipado com motor de três cilindros, tinha desempenho pífio. Fissore foi lançado em 1964 e carreira meteórica teve fim em 1967

A DKW-Vemag apresentou o Fissore, um sedã com os três volumes bem definidos, no Salão do Automóvel de 1962. Suas linhas, extremamente atuais para a época, são de autoria da italiana Carrozzeria Fissore (origem do seu nome), que também prestou serviços a fabricantes de peso como a Maserati. A característica mais marcante desse modelo era a enorme área envidraçada e as colunas finíssimas que proporcionavam ao motorista uma visibilidade sem igual.

Apesar de usar o mesmo chassi e mecânica do restante da linha Vemag, o Fissore era um produto mais sofisticado. Repleta de cromados, a carroceria do modelo tinha um discreto vinco que separava tanto o capô quanto a tampa do porta-malas da lateral do veículo. O interior trazia bancos inteiriços de couro sintético (assentos individuais estavam disponíveis como opcional) e o painel exibia relógio e rádio de série.

FRACO
O Fissore só chegou às ruas em 1964. Seu desempenho era decepcionante. O tradicional motor dois tempos de três cilindros e 980cm3 de cilindrada, que recebeu pequenos retoques que lhe renderam 50cv de potência líquida (6cv a mais que antes), não era capaz de empurrar seus mais de 1.200kg. A novidade ficava restrita à estreia do Lubrimat na linha Vemag, sistema que fazia automaticamente a mistura óleo/combustível, economizando óleo e eliminando a tarefa de misturar tudo no tanque. A mudança valeu até um adesivo que alertava o frentista para não adicionar óleo.

PICARETAGEM
Muitas tentativas foram feitas para melhorar o desempenho do modelo, desde a adoção do diferencial e quarta marcha mais curtos até o uso de vidros mais finos para reduzir peso. Chegaram até mesmo a "envenenar" o velocímetro para que marcasse mais velocidade. Mas na verdade o veículo nunca ultrapassou os 125km/h. Diz a lenda que a ideia inicial da Vemag era que o Fissore fosse um esportivo. Quem viajou à Itália para tratar o assunto foi o dono da empresa, Domingos Fernandes Alonso, que escolheu o sedã e deu um banho de água fria em quem esperava produzir um bólido no Brasil.

Antigos do Brasil
Enorme área envidraçada, linha de cintura baixa e colunas extremamente finas proporcionavam ao motorista excelente visibilidade

Com o passar dos anos, o projeto ganhou pequenas alterações: a base da tampa do porta-malas foi elevada, o bocal de abastecimento saiu da lateral e foi instalado atrás da placa traseira, as setas foram deslocadas para a extremidade dos para-lamas, novas lanternas e grade, sistema elétrico de 12 volts, além da opção de freio a disco. Alguns contam que existiam planos de usar um V6 no Fissore, mas não houve tempo. Em 1967, a Volkswagen assumiu o controle da Vemag e encerrou a produção de toda a sua linha.

Publicado em: 1/11/2011
Fonte: Vrum.com.br

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

427





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores