Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Exército restaura Ford Galaxie que pertenceu a JK

Exército restaura Ford Galaxie que pertenceu a JK

A restauração do Ford Galaxie, fabricado em 1974, que pertenceu ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, está com a primeira etapa concluída. O 16º Batalhão Logístico do Exército, responsável pela recuperação do veículo, terminou o trabalho no motor, que não funcionava há 19 anos. O automóvel faz parte do acervo do Memorial JK.

Como é uma raridade, o serviço sofre a dificuldade de aquisição das peças originais. Por isso, a conclusão do motor mereceu até uma solenidade, no Setor Militar Urbano, que contou com a presença da presidente do Memorial JK, Anna Christina Kubitschek, neta do ex-presidente, de oficiais do Exército brasileiro, além de empresas colaboradoras, representantes de clubes de carros antigos e convidados.

O Comandante Militar do Planalto, General Sodré, afirma que o trabalho que está sendo realizado demonstra o lema do Exército brasileiro: Braço forte, mão amiga. O Coronel Eleazar, do 16º Batalhão, enfatiza: "Este carro faz parte de nossa história".

Para Sérgio Rego, da Automotive Repair, a restauração está sendo muito bem realizada. "Fazem 20 dias que eu recebi a missão de recuperar o carro de JK, e estou cumprindo-a com muito orgulho e determinação. O motor foi todo refeito com peças originais trazidas dos Estados Unidos". O presidente do Veteran Car Club do Brasil, Lipel Custódio, também revela o entusiasmo com os trabalhos. "No dia em que ele ficar pronto nós vamos organizar uma carreata com modelos antigos para escoltar o Galaxie até o Memorial JK".

Para Pedro Orlando, da empresa 3M, o convite para ajudar na reforma foi bem aceito. "Neste projeto fazemos a preparação para aplicação da tinta e o polimento". Segundo o representante da Basf, Reinaldo Taira, a empresa forneceu ajuda no projeto de recuperação do veículo. "Fizemos uma parceria com o Exército e disponibilizamos maquinário e treinamento aos militares". Anna Christina Kubitschek agradeceu pelo serviço de restauração. "Não esperava ver o motor funcionando com toda essa potência. Toda a família Kubitschek agradece pela restauração. Este momento resgata uma parte da história de Brasília, pois era nesse carro que JK vinha para a capital."

O veículo foi retirado do Memorial JK no dia 19 de maio deste ano. A expectativa é que ele fique pronto até o dia 12 de setembro, dia que JK completaria 108 anos.

O Ford Galaxie foi o último veículo particular do ex-presidente. A restauração está sendo realizada pela mesma equipe que trabalhou na recuperação de outro carro de JK, um Mercedes Benz.

Além da recuperação do motor, o carro vai receber nova pintura e serviços de reparo na lataria. O automóvel faz parte do acervo permanente do Memorial JK.

Publicado em: 14/6/2010
Fonte: Jornal de Brasília

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

406





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores