Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Exército restaura Ford Galaxie que pertenceu a JK

Exército restaura Ford Galaxie que pertenceu a JK

A restauração do Ford Galaxie, fabricado em 1974, que pertenceu ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, está com a primeira etapa concluída. O 16º Batalhão Logístico do Exército, responsável pela recuperação do veículo, terminou o trabalho no motor, que não funcionava há 19 anos. O automóvel faz parte do acervo do Memorial JK.

Como é uma raridade, o serviço sofre a dificuldade de aquisição das peças originais. Por isso, a conclusão do motor mereceu até uma solenidade, no Setor Militar Urbano, que contou com a presença da presidente do Memorial JK, Anna Christina Kubitschek, neta do ex-presidente, de oficiais do Exército brasileiro, além de empresas colaboradoras, representantes de clubes de carros antigos e convidados.

O Comandante Militar do Planalto, General Sodré, afirma que o trabalho que está sendo realizado demonstra o lema do Exército brasileiro: Braço forte, mão amiga. O Coronel Eleazar, do 16º Batalhão, enfatiza: "Este carro faz parte de nossa história".

Para Sérgio Rego, da Automotive Repair, a restauração está sendo muito bem realizada. "Fazem 20 dias que eu recebi a missão de recuperar o carro de JK, e estou cumprindo-a com muito orgulho e determinação. O motor foi todo refeito com peças originais trazidas dos Estados Unidos". O presidente do Veteran Car Club do Brasil, Lipel Custódio, também revela o entusiasmo com os trabalhos. "No dia em que ele ficar pronto nós vamos organizar uma carreata com modelos antigos para escoltar o Galaxie até o Memorial JK".

Para Pedro Orlando, da empresa 3M, o convite para ajudar na reforma foi bem aceito. "Neste projeto fazemos a preparação para aplicação da tinta e o polimento". Segundo o representante da Basf, Reinaldo Taira, a empresa forneceu ajuda no projeto de recuperação do veículo. "Fizemos uma parceria com o Exército e disponibilizamos maquinário e treinamento aos militares". Anna Christina Kubitschek agradeceu pelo serviço de restauração. "Não esperava ver o motor funcionando com toda essa potência. Toda a família Kubitschek agradece pela restauração. Este momento resgata uma parte da história de Brasília, pois era nesse carro que JK vinha para a capital."

O veículo foi retirado do Memorial JK no dia 19 de maio deste ano. A expectativa é que ele fique pronto até o dia 12 de setembro, dia que JK completaria 108 anos.

O Ford Galaxie foi o último veículo particular do ex-presidente. A restauração está sendo realizada pela mesma equipe que trabalhou na recuperação de outro carro de JK, um Mercedes Benz.

Além da recuperação do motor, o carro vai receber nova pintura e serviços de reparo na lataria. O automóvel faz parte do acervo permanente do Memorial JK.

Publicado em: 14/6/2010
Fonte: Jornal de Brasília

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

406





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação


Mercado Livre




Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Eventos
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Dodge, Polara Gl, 1981, Marrom Calcutá
Lote de Peças
Chevrolet, Monza, SLE Sedan, 1986, Cinza
Mercedes Benz, 560 Sl, 1988, Vermelha

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores