Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Firebird 1973: vida longa ao pássaro de fogo

Firebird 1973: vida longa ao pássaro de fogo

Em 1970 o grande esportivo Pontiac Firebird abandonava as feições de carro grande e assumia um porte mais esbelto. O carro idealizado por De Lorean, lançado em 1967, era grande como seus primos da Chevrolet: Camaro, de Elliot Estes, por exemplo, mas viu que sua verdadeira vocação era ser leve como um pássaro.

Fotografamos no Auto Show Collection este raro Firebird 1973, que representa a segunda fase do esportivo nos Estados Unidos. Dianteira longa e traseira curta, o carro tem o pára-choque integrado à carroceria de forma interessante e cheia de esportividade, sem perder o estilo agressivo.

Firebird 1973
Na época, o Firebird estava disponível com uma ampla gama de motorizações. Desde o seis cilindros 250 (4,1 litros), que veio para o nosso Opala, e outros sete motores V8. O mais famoso, no entanto, é o propulsor que equipou nosso modelo das fotos. Se trata do motor "Formula 455", de 7,5 litros, que despeja 310 cv no asfalto. Para um carro de dimensões médias é um motorzão, e foi considerado o mais potente da categoria em 1973.

Firebird 1973
O interior do carro foi construído com inspiração nas pistas. Amplo painel cheio de mostradores sobre um fundo metálico, alavanca de câmbio longa, bancos com encosto alto e volante de pequeno diâmetro. Com sistema de som da época, este carro é um convite para um passeio, seja sob o sol intenso ou sob o brilho da lua.

Firebird 1973
As linhas que sugerem fluência eram o seu argumento mais interessante nas vendas. A traseira era de um hatchback, onde se notava a clara influência do Camaro. No entanto, um imenso adesivo com seu nome procurava diferenciá-lo do Chevrolet.

Firebird 1973
O esportivo de dois lugares tinha um imenso capô, onde sobrava espaço para guardar o motor, e o único legalizado para o uso nas ruas entre modelos considerados de competição. O Firebird ainda sobreviveu por um bom tempo com motores V8 antes de se render às versões mais fracas, que caracterizaram os esportivos da segunda metade dos anos 1970.

Firebird 1973
Este é o ano em que o Firebird, o pássaro de fogo estampado no capô teve seu tamanho ampliado. Na época, nem todos os fãs do modelo aprovaram o gigantismo do pássaro, mas ainda assim as vendas subiram em 1973.

Firebird 1973
Após 1979 o Firebird e toda a sua linha deram origem a uma versão mais moderna, um pouco maior, mas com identidade enfraquecida. Só deixou a linha de montagem em 2002, e levou consigo um bater de asas que remonta a época do lendário pássaro de fogo.

Publicado em: 16/7/2011
Fonte: Autoshow.uol.com.br

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

364





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores