Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Ford Bronco: o jipe que abriu a porta aos SUV

Ford Bronco: o jipe que abriu a porta aos SUV

No início, era um jipe. Nascido nas pranchetas da Ford para concorrer com os carros das marcas Jeep e International Harvest, na década de 1960, o Ford Bronco fez história ao longo de 30 anos no mercado norte-americano. E deixou saudades, afinal sua construção simples e robusta, mas que agradou seu exigente consumidor, deram gás a este utilitário entre 1966 e 1997.

Projeto diferenciado

O Ford Bronco, diferente de outros veículos do mercado, foi projetado com chassi, suspensão, corpo e alma próprios. Nasceu na fábrica de caminhões Ford em Wayne, Michigan, sob o comando de Donald N. Frey, Paul Axelrad e o lendário Lee Iacoocca (que também criou o Mustang).

No início, Iacocca orientou o projeto do utilitário para que tivesse conforto de automóvel, mas que fosse forte como um caminhão. E o carro também deveria ser barato, seguindo a estratégia do Mustang. Por isso deu trabalho a área de engenharia que desenvolveu eixos estreitos, freios específicos, bitola diferenciada, molas e todo um conjunto especial para a novidade. O objetivo era criar um veículo 4X4 destinado ao lazer.

O motor era um 6 cilindros em linha (conhecido como Straight-six) de 2,8 litros e 105 cv, este sim já conhecido, pois equipava o modelo Falcon. O Ford Bronco tinha câmbio manual, freios a tambor e um acabamento bastante simples.

As linhas exteriores também não eram atrativas, com grade simples, faróis redondos, ângulos retos e estranhas calotas que pareciam formar espirais. Na versão mais simples, custava US$ 2,194 mil dólares.

A publicidade apontava que a maior qualidade do Ford Bronco era a sensação única de dirigir um veículo 4X4: “Deixe o Ford Bronco trazer um novo estilo para sua vida”, dizia um anúncio da época.

Sucesso imediato

Ford BroncoO Ford Bronco fez um tremendo sucesso, principalmente entre as famílias que queriam um veículo diferente para viajar no final de semana e para enfrentar terrenos acidentados. Afinal, os grandes carros da época tinham suspensão muito confortável que chegava a ser incômoda, e o Bronco era uma alternativa interessante.

Logo após as primeiras unidades entregues, o público pediu por um motor de melhor desempenho e a Ford lançou a opção do V8 4,7 litros, que logo em 1968 seria substituído pelo motor V8 302, de 200 cv, que também viria a equipar o Maverick e a linha Galaxie no Brasil.

Com vendas crescentes, a Ford lançou uma série de acessórios para o Bronco como limpador de neve, reboque, molas auxiliares e uma série de outros mimos, que resultaram no lançamento da série Sport.

Em 1971, com a chegada do Bronco Baja, produzido por uma empresa da Califórnia que trazia direção hidráulica, câmbio automático, rodas largas e pintura especial, a Ford observou que esses opcionais também fariam bem ao seu utilitário. Em 1973 entrariam no catálogo da fábrica, disponível para todo o país.

O carro mudaria pouco nos anos seguintes, mas o suficiente para mantê-lo na frente em termos de vendas. Só perdia para a GM Blazer, que era bem mais confortável e potente, e por isso, mais cara. As mudanças cosméticas também tinham um motivo: a crise do petróleo que gerou impacto negativo nas vendas.

Novas gerações

Em 1978, a Ford lançou o Bronco II, derivado da linha F-100. Equipado apenas com motores V8 (o 351 de 5,8 litros e também o motor 400, de 6,6 litros), e linhas totalmente renovadas (e ampliadas), o carro fez um sucesso de tremer a concorrência.

O novo Ford Bronco não era mais um jipinho, mas sim um full size 4X4 com grandes motores e incontáveis séries especiais.

Suas linhas eram modernas, com nova grade, faróis quadrados e muito conforto com bancos individuais, console, painel completo e uma série de itens de segurança. Para o consumidor havia a versão Custom, mais despojada; Ranger, para uso urbano com acabamento aprimorado e a Lariat, de luxo. Pouco a pouco, a Ford concluiu que o público gostava mais da versão wagon, que acomodava até seis pessoas, e que o perfil de uso do Bronco era mesmo o percurso urbano.

Logo em 1980 chegava a terceira geração do Ford Bronco. Sua maior mudança era o reposicionamento do modelo, que podia ter desde o motor 6 cilindros 4,9 litros até o V8 351 Windsor, com 5,8 litros. Nesta geração foi o primeiro utilitário a ganhar injeção eletrônica, em 1985. A idéia da Ford era conseguir concorrer com vários veículos, como os utilitários da Toyota, os modelos da Jeep e também com a temida Dodge Ram, que ganhava mais espaço no mercado a cada ano.

Em 1987 o Bronco mudou de novo, e para melhor, sem o exagero visto desde 1978. Com linhas mais retas e simplificadas, bem parecidas com a Ford Ranger e Explorer vendidas no Brasil. Em 1991 foi lançada a série especial 25 anos, com pintura exterior vermelha e interior cinza.

Ford BroncoEm 1992 veio a última geração, que tinha linhas arredondadas, embora mantivessem a herança da simplicidade. O novo Bronco era mais seguro e incorporava até air bags laterais, mais o público preferia cada vez mais os SUV´s, confortáveis e fáceis de dirigir como automóveis, e robustos como utilitários.

Com isso, em 1996 a marca anunciou o fim da produção do Ford Bronco, e lançou ao mesmo tempo o modelo Expedition, SUV produzido até hoje.

Publicado em: 16/11/2010
Fonte: Webmotors.com.br

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

32





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores