Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Lância Aurélia B10 1950 - O Primeiro V6 em V com Caixa de Câmbio Traseira

Lância Aurélia B10 1950 - O Primeiro V6 em V com Caixa de Câmbio Traseira

O vanguardismo tecnológico faz parte do património histórico da Lancia, a marca que há 60 anos apresentou o Aurelia equipado com o primeiro motor de seis cilindros em V e um eixo transaxle (caixa de câmbio localizada no eixo traseiro)


Vicenzo Lancia foi um engenheiro inovador e os seus automóveis são sua imagem. Em 1922 surpreendeu o mundo com o Lambda (produzido até 1931), o primeiro automóvel equipado com suspensão dianteira independente e um chassi monobloco.
 
Em 1937, num período conturbado, que culminou com a II Guerra Mundial, Gianni Lancia herdou a empresa do pai. Durante o conflito, o engenheiro Vittorio Jano (que mais tarde estaria ligado ao sucesso da Ferrari) desenvolveu em segredo vários projetos em colaboração com o jovem Francesco de Virgilio.

No final da Guerra, Gianni Lancia desenvolveu um automóvel equipado
com um motor V6, mas o estreito chassi monobloco da Lancia não permitia montar esse tipo de motor. Francesco de Virgílio concluiu que a única solução seria criar um bloco compacto, com um ângulo de 60°. Foi este o motor que equipou o Aurelia apresentado no Salão de Turim de 1950, modelo radicalmente diferente do Aprilia seu substituto


Lância AuréliaAlém de inovar com a arquitetura do motor, a experiência de Vittorio Jano na equipe de competição da Alfa Romeo levou-o a apresentar uma arquitetura transaxle (caixa de câmbio localizada no eixo traseiro), uma solução muito eficaz para melhorar a distribuição de massas e aumentar a rigidez estrutural, mas pouco utilizada até então.

O motor V6 de 1,75 litros de capacidade consumia 56 cv de potência, mas o Aurelia pesava mais de uma tonelada e as performances não estavam à altura do seu vanguardismo tecnológico. Mesmo assim, o modelo foi adaptado com sucesso por vários pilotos amadores, o que incentivou a Lancia a aumentar a cilindrada para 2,0 litros e a potência para 70 cv. A Nardi colocou no mercado uma versão ainda mais potente, equipada com dois carburadores.

Em 1951 surgiu o Aurelia GT que veio vencer a sua classe em provas de prestígio como as 24 Horas de Le Mans e as Mille Miglia. No entanto, os sucessos desportivos e a paixão pela competição, que levaram a marca a apostar também na Fórmula 1,  ultrapassaram os desígnios comerciais e a Lancia entrou em falência em 1955, sendo adquirida pela Fiat.

Lância Aurélia

Publicado em: 30/5/2011
Fonte: Automotor.xl.pt

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

290





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores