Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Citroën celebra 40 anos do cupê SM

Citroën celebra 40 anos do cupê SM

A Citroën comemora hoje (11) os 40 anos de lançamento do modelo SM, mais conhecido pelo apelido de "A Deusa da Estrada". O cupê foi apresentado no Salão do Automóvel de Genebra de 1970, na Suíça, mas seu desenvolvimento teve início no começo da década de 1960, época em que era conhecido pelo codinome de "D Sport". No entanto, o projeto do então modelo esportivo sofreu profundas mudanças em 1968, a partir da parceria entre a Citroën e a italiana Maserati. A partir daí foi abandonada a ideia de um esportivo e se decidiu que o modelo seria um turismo cupê de alto desempenho. Os franceses ficariam responsáveis pelo desenho e os italianos pela motorização. Assim nasceu o SM, que foi o primeiro carro da Citroën a ultrapassar os 200 km/h e a usar duplo comando de válvulas. O V6 de 2.7 litros da Maserati que equipou o SM produzia 170 cavalos de potência.

Citroën SM

Citroën SM

Citroën SM

No entanto, não era só a motorização que chamava a atenção para o SM. Ele tinha suspensão hidropneumática, uma especialidade da Citroën, que fazia o cupê parecer um "tapete voador". O SM também foi pioneiro na utilização de direção hidráulica com assistência variável, tornando-se o primeiro veículo de produção em série a contar com esta tecnologia. Os faróis tinham comando direcional hidráulico e os freios eram a disco nas quatro rodas e contavam com circuitos independentes para dianteira e traseira. O SM era capaz de ajustar o acionamento dos freios de acordo com a quantidade e distribuição do peso dentro do cupê.

Citroën SM

Citroën SM

Citroën SM

Citroën SM

A beleza do SM também rendeu prêmios. Em 1971, ele beliscou o terceiro lugar no concurso de Carro Europeu do Ano, tendo como campeão o "primo" Citroën GS. Nos Estados Unidos, ele ganhou, em 1972, o título de Carro do Ano pela prestigiada revista Motor Trend. A fama do SM chegou até à presidência da França. Duas unidades de quatro portas conversíveis foram criadas pelo estilista e fabricante de carroçarias Henri Chapron, especialmente para desfiles de autoridades do país. O presidente que estreou a tradição a bordo do SM foi Georges Pompidou, em 1971, perdurando até Jacques Chirac, em 1995. No automobilismo, o SM ganhou sua primeira corrida no Rali do Marrocos, em solo africano, em 1971. O cupê deixou de ser produzido em 1975, quando Citroën e Peugeot criaram o Grupo PSA. Durante esses cinco anos foram feitas 12.920 unidades do SM.

Publicado em: 11/3/2010
Fonte: Carsale.uol.com.br

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

275





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores