Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




O Nascimento Do Dakar

O Nascimento Do Dakar

Após organizar o Rali Abidjan-Nice, Jean-Claude Bertrand decidiu ir mais longe, criando um conjunto de provas que se sucedessem anualmente nos cinco continentes, apostando em partir para os Estados Unidos. Chamou ao projecto 5x5, mas a ideia nunca teve grande acolhimento. Foi a janela de oportunidade esperada por Thierry Sabine, que, no Inverno de 1997, resolveu criar a sua corrida de todo-o-terreno em África. A ideia inicial apontava para uma maratona entre Dakar e a Cidade do Cabo, para se afastar da ideia que presidira à criação do Abidjan-Nice, mas as dificuldades eram tantas que acabou por aceitar a sugestão de Fenouil, um reputado motard do deserto, que avançou com a alternativa Paris-Gao-Dakar, “na rota de uma travessia que eu já tinha efectuado”, como recorda Fenouil no seu livo “L’ Envers du Decor”.

Numa conversa com o seu “batedor”, citada na autobiografia de Fenouil, Thierry Sabine não assumiu a definição do itinerário “porque me perdi no Abidjan- -Nice e tenho receio de não ser credível”. Fenouil garantiu o apoio de Jean-Claude Olivier, da Yamaha-France (que lhe cedeu uma moto e cinco mil francos); da Total (que avançou com a mesma quantia) e da Renault Véhicules Industrieles (que emprestou um camião velho TP3 4x4), “e parti com a minha namorada da altura e um mecânico”.

O velho camião teve vários problemas e chegou a Dakar de comboio – e o dinheiro esgotou-se. O pai de Thierry Sabine teve de avançar com a soma necessária para a compra dos bilhetes para o avião de regresso e para o envio dos veículos de volta a França. Mais tarde, Thierry Sabine adquiriu um velho Toyota BJ40 e partiu em companhia do pai para elaborar o road-book, com base nas notas de Fenouil, que “apenas incluíam as mudanças de direcção mais importantes, nunca mais do que oito por dia, que ia escrevendo no depósito de gasolina da moto”, como recorda o motard no seu livro. Assim nasceu a primeira edição do rali Paris-Alger-Dakar, com início em Paris, no Trocadero, no dia a seguir ao Natal de 1979. Com 167 concorrentes à partida, foi o início de uma aventura que passa hoje pela Argentina e pelo Chile.

Publicado em: 4/1/2011
Fonte: Automotor.xl.pt

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

236





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores