Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




A invenção do automóvel

A invenção do automóvel

Saber qual foi o primeiro automóvel é uma pergunta com muitas respostas, mas nem todas coincidentes, porque, em cada país, estudiosos mais ou menos nacionalistas procuram assegurar paternidades que na maioria dos casos são dúbias ou, pelo menos, muito difíceis de provar.

É mais ou menos consensual que há referências históricas com mais de três séculos que referem um veículo que se movia por si próprio. Podemos recordar escritos de 1678 que referem que o padre Verbiest (um jesuíta belga, director do observatório imperial que chegou a conselheiro do Imperador chinês Hang-Hi), construiu, para divertimento do Imperador, um veículo que se deslocava pelos seus próprios meios. Estes textos são geralmente aceites como a primeira referência histórica a um veículo que “se move por si próprio”.

O “automóvel” do padre Verbiest era movido por uma eolípila (cuja origem remonta à Antiguidade Clássica, atribuída a Herão de Alexandria), onde  uma bola oca de metal adquire o movimento de rotação quando se enche de água e esta, aquecida, começa a vaporizar-se.

Mas, se ficou escrito que o veículo do padre Verbiest rodava, estudiosos descobriam que, antes dele, Leonardo da Vinci (1452-1519) criou o projecto de um “veículo que se move por si próprio”, a definição que o Dicionário da Associação de Língua Portuguesa refere como um automóvel. Este veículo, que foi recriado e executado em 2003 por uma equipa de estudiosos, de acordo com os planos originais, deve ser levado em linha de conta. Construído em madeira, era animado pelo movimento de molas ao estilo do que acontecia com os relógios mais antigos. No entanto, Leonardo nunca teve possibilidade de avançar com a sua produção.


Os tempos do vapor

A invenção do automóvelO tempo passou, e os veículos de tracção animal fizeram a história da mobilidade. Contudo, em 1769 voltam a surgir relatos sobre o Fardier que o engenheiro francês Cugnot realizou nesse mesmo ano. Este veículo recuperou a utilização do vapor de água como forma de energia para assegurar a sua locomoção. Utilizava uma grande caldeira que alimentava uma máquina de vapor de dois cilindros.

Entre 1770 e 1771 foram realizados alguns testes, transportando pessoas e rebocando peças de artilharia num percurso de quatro quilómetros, percorrido em cerca de uma hora.

A destruição desta máquina num acidente contra um muro e o eclodir da Revolução Francesa (que levou o autor do projecto ao exílio) adiaram a sua evolução. No entanto, mais tarde, em Inglaterra, a ideia foi recuperada e surgiram inúmeros projectos que seguiram a mesma orientação, como foi o caso dos realizados por Trevithich (1803), Griffith (1821) e Hancock (1831), entre outros.
Foi novamente em França que a ideia viria a progredir graças a Amédée Bollée e a vários outros inventores. Em 1885 os veículos a vapor tinham atingido a sua maioridade, ao mesmo tempo que entravam em declínio.


A guerra das patentes

A invenção do automóvelNum período fértil em inventores e inventos, os registos de patentes sucediam-se. Os franceses tiraram partido desta situação para reivindicar a paternidade do automóvel, recorrendo à patente que Edouard Delamarre-Debuteville registou no dia 12 de Fevereiro de 1884. Contudo, este registo, que seguia na linha do motor a gás de Lenoir (1806), referia “a patente da invenção, por 15 anos aperfeiçoado e as suas aplicações”.

Graças a ela festejaram o centenário do automóvel em 1994, numa celebração que pouco mais foi do que uma manifestação do orgulho nacional que os austríacos contestam, alegando um veículo de Siegfried Marcus, enquanto que os dinamarqueses argumentam com um veículo da autoria do (seu) Hammel. Mas de uma coisa ninguém tem dúvidas: em 1886, as descobertas ao nível dos motores de combustão interna e do ciclo a quatro tempos apresentadas pelo alemão Otto viriam a dar origem ao nascimento dos “verdadeiros” automóveis.


O primeiro automóvel

A invenção do automóvelContudo, ninguém nega que o registo da primeira patente de um veículo automóvel completo, feito por Karl Benz a 29 de Janeiro de 1886, no “Serviço Imperial de Patentes de Berlim”, onde recebeu o número 37.435, se refere ao primeiro automóvel da história.

Na edição de 4 de Junho de 1886 do Neue Badische Landeszeitung (um jornal de Baden, uma região no Sudoeste da Alemanha), podia ler-se: “Será de grande interesse para os amigos dos velocípedes sport saberem que foram feitos grandes progressos neste campo, realizados pela companhia local Benz & Cie. Esta empresa produz actualmente um velocípede de três rodas movido por um motor cujo desenho é comparável aos motores a gás”.

O motor tinha um cilindro com nove centímetros de largura. Estava montado sobre molas, sobre o eixo traseiro, a meio das rodas. Debitava cerca de 1 cv e, apesar da sua aparência, era capaz de atingir as 300 rpm. Animava um veículo de reduzidas dimensões, inspirado nos velocípedes da época, com as suas rodas raiadas e estrutura frágil. Contudo, tinha um aspecto elegante e vanguardista para a época…

A invenção do automóvelPor isso, o Neue Badische Landeszeitung admitia que “não há dúvidas de que este velocípede motorizado atrairá em breve um grande número de adeptos, tanto mais que se espera que possa demonstrar ser muito prático e útil para médicos, viajantes, desportistas e outros”.

O autor deste texto era provavelmente um desportista adepto das bicicletas da época, que ficou entusiasmado com o novo invento. Mas, para além disso, demonstrou a perspicácia para lhe reconhecer o potencial, embora não chegasse a antever que estava a falar de uma nova máquina que iria colocar o mundo sobre rodas.

Refira-se que, a 3 de Julho de 1886, o mesmo jornalista retomava o tema, dando conta aos seus leitores de que “o velocípede movido a ‘ligroin gaz’ (gasolina), desenhado e construído por Rheinische Gasmotorenfabrik Benz & Cie., de que falámos há algumas semanas, foi testado esta manhã na Ringstrasse e os testes foram satisfatórios”...

A invenção do automóvelA invenção do automóvel

 

Publicado em: 4/1/2011
Fonte: Automotor.xl.pt

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

235





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores