Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Citroën DS 19, o revolucionário nasceu em 1955

Citroën DS 19, o revolucionário nasceu em 1955

A história recorda 1955 como o ano em que as Forças Aliadas desocuparam a Alemanha Ocidental; pela criação do Pacto de Varsóvia, que reagrupou os exércitos dos países de Leste sobre a égide soviética; e pela demissão de Winston Churchill, substituído por Anthony Eden à frente do governo britânico. Há 55 anos anos voou pela primeira vez o Caravelle, o avião que modernizou o transporte aéreo; o inglês Kapany inventou a fibra óptica; e os americanos começaram a aplicar a vacina antipoliomielite.

No ano da consagração de James Dean no filme East of Eden (A Leste do Paraíso) de Elia Kazan, a Citroën apresentou, no Salão de Paris, o DS 19, impressionando pelo aerodinamismo de um automóvel diferente de tudo o que surgira anteriormente. As linhas arredondadas e suaves da carroçaria contrariavam o que era prática na época, o mesmo acontecendo com a ausência da grelha frontal, tida, durante muitos anos, como imagem de prestígio. O nome DS (pronuncia-se “deésse”, que em francês significa deusa) 19 referia o motor de quatro cilindros em linha com 1911 cc de cilindrada com 75 cv de potência.

Graças à sua forma, o sucessor do Traction 15 Six H era capaz de chegar aos 140 km/h, apesar dos seus 1100 kg de peso. Para além de marcante no design, o herdeiro do veterano Traction (a arrastadeira) foi igualmente revolucionário em termos tecnológicos, contando com um sistema hidráulico, gerido por uma bomba montada no motor, que permitia comprimir azoto através de um fluido hidráulico sob pressão. Para além de garantir que a suspensão mantinha a altura do veículo ao solo qualquer que fosse a carga, o gás fornecia a pressão necessária para a assistência da embraiagem, comando da caixa de velocidades, direcção e travões, que já apresentavam dois circuitos independentes e repartidor automático pelos eixos, para além de discos nas rodas dianteiras, outra novidade num automóvel de série. O sucesso foi tal que, nos primeiros 45 minutos do Salão, a Citroën registou 749 encomendas e, no final do primeiro dia, vendera 12 mil automóveis. O Citroën DS foi produzido ao longo de 20 anos (de Outubro de 1955 a Abril de 1975), vendendo 1 456 115 unidades, não só nas versões berlina e break, mas também um elegantíssimo cabriolet. 

Publicado em: 29/12/2010
Fonte: Automotor.xl.pt

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

222





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores