Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Primeiro Porsche era elétrico

Primeiro Porsche era elétrico

Ferdinand Porsche nasceu em Maffersdorf, na Alemanha (atualmente Vratislavice, na República Checa), no dia 3 de Setembro de 1875. Era o terceiro de ­cinco filhos de Anton Porsche, um industrial de canalização, e estava destinado a assumir o negócio familiar. Contudo, os seus interesses eram diferentes e, aos 14 anos de idade, já fazia experiências com electricidade, algo que o pai condenava, considerando um “disparate”, obrigando o jovem Ferdinand a esconder o seu laboratório num recanto da casa.

Terminada a aprendizagem no campo da canalização, e os estudos na escola de comércio em Reichenberg, Ferdinand mantinha o interesse pela electricidade e, em 1893, conseguiu um emprego na Bela Egge & Co. (empresa vienense que está na origem da Brown Boveri), onde passou rapidamente de operário a responsável pelo centro de testes. Em 1897 projetou um motor elétrico para adaptar à roda de um automóvel.

Primeiro Porsche era eléctrico Nesse mesmo ano mudou-se para a nova divisão de automóveis eléctricos da Jacob Lohner & Co., onde projectou um veículo sem veio de transmissão nem caixa de velocidades, movido por dois motores eléctricos acoplados às rodas dianteiras, que foi destacado pela sua evolução tecnológica na Feira Mundial de Paris em 1900. Este automóvel rapidamente evoluiu para a tração total com a montagem de motores nas rodas traseiras.

O Lohner-Porsche foi posteriormente equipado com um motor de combustão para alimentar o gerador que fornecia a energia elétrica aos seus motores elétricos. Mostrado no Salão Automóvel de Paris em 1901, tornou-se um dos primeiros veículos híbridos a serem produzidos.

Praticamente sem perdas de energia, devido à quase ausência de fricção, os motores tinham uma eficiência da ordem dos 85%. Esta solução arquitetada por Ferdinand Porsche foi seguida 60 anos mais tarde pelos americanos da NASA, que desenvolveram o projeto Lunar Rover, o veículo que, em 1969, a Apolo 11 colocou na Lua, onde ainda se encontra.

Publicado em: 29/12/2010
Fonte: Automotor.xl.pt

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

217





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores