Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Das Ruas Para as Telas

Das Ruas Para as Telas

Para quem gosta de automóveis, nada como vê-los fazendo parte da história de filmes ou seriados. Quem não se lembra do Ford V8 conduzido pelo casal de assaltantes Bonnie e Clyde; do Aston Martin, verdadeira arma sobre rodas nas mãos de James Bond; do carro-conceito Lincoln Futura, adaptado para o Batmóvel; do futurístico De Lorean, que avança e retrocede no tempo em De Volta para o Futuro; e do simpático Herbie em Se o Meu Fusca Falasse.

A verdade é que desde os Fords Modelo T rasgando as ruas com os atrapalhados Keystones Kops do lendário Mack Sennet do cinema mudo ao Dodge Viper SRT-10 de Angelina Jolie em Procurado, mudaram os motores e a potência dos veículos, mas não a paixão de vê-los voar e fazer manobras arriscadas nas telas.


Estrela No site, a relevância do veículo para a obra é indicada pelo número de estrelas que acompanha a legenda das fotos: de cinco estrelas amarelas, se o carro é parte do filme, até uma estrela transparente se o modelo aparece apenas nos extras do DVD. Ao todo, são nove classificações. Para se ter ideia do nível de detalhes, uma delas diz respeito apenas às aparições do veículo no trailer do filme.

Campeões The French Connection (EUA, 1971) lidera o ranking dos filmes com mais participações automobilísticas: 143 ao todo, com destaque para o Cadillac DeVille 1970. Entre os videoclipes, o vencedor é a antologia de Bruce Springsteen, com 33 veículos, com destaque para o Chevrolet Biscayne 1962.
Para registrar a trajetória automotiva em frente das câmeras, um site belga se propôs a catalogar todos as marcas e modelos que já apareceram em filmes, videoclipes e documentários. O imcdb.org (ou International Movie Cars Database) considera, inclusive, automóveis parados na rua em alguma determinada cena.

Até o último levantamento feito pelo site no fim de 2009, eram 258.579 carros listados em mais de 16 mil produções, sendo que os mo­­delos da Ford são os campeões de aparições com 30.634 cenas, seguidos de versões da Chevrolet, com 17.510, Mercedes-Benz, 10.996, Renault, 9.295, Volkswagen, 8.780, para citar as cinco primeiras marcas.

TOP 10

Confira os modelos com maior número de cenas na tevê e no cinema.

1º Ford Crown Victoria: 2.196 aparições

É o sedã mais vendido em Nova Iorque e o segundo carro mais utilizado pela polícia americana, perdendo apenas para o Chevrolet Impala SS. Nos filmes aparece sempre como táxi novaiorquino ou carro de polícia. Foi o astro do filme Taxi (2004), dirigido pela modelo brasileira Gisele Bündchen.

Das Ruas Para as Telas

 


 

2º Ford Mustang: 1.760 aparições

O GT 390 (foto) de Bullit (1968) é a versão do Mustang mais famosa no cinema. Era conduzido pelo policial Frank Bullit (Steve McQueen) em perseguições de tirar o fôlego pelas ladeiras de São Francisco (EUA). Já o Shelby Mustang GT500 1967 fez sucesso no remake do filme 60 Segundos (2000).
Das Ruas Para as Telas



 

3º Chevrolet Impala: 1.723 aparições

O sedã foi lançado em 1958 e entrou na década de 1960 como o automóvel mais vendido dos EUA. Sua produção durou até 1974. Apareceu bastante em Peggy-Sue, Seu Passado a Espera (1986) e o chassi 1974 serviu de base para a construção do batmóvel na franquia Batman (1989).
Das Ruas Para as Telas

 


 

4º Ford Econoline: 1.538 aparições

A Econoline é a denominação antiga utilizada pela Ford para a sua série E. É uma linha de veículos utilitários para passageiros e carga. Nornalmente o furgão é usado em seriados e filmes para transportar equipes de emissoras de tevês, como no suspense Pânico (1997).
Das Ruas Para as Telas


5º Chevrolet Caprice: 1.531 aparições

Foi o maior e mais luxuoso sedã da Chevrolet por 30 anos, superando inclusive o Impala ao ser lançado em 1965. Os papéis diante das câmeras eram secundários, mas sempre marcou presença como um dos modelos preferidos de taxistas e policiais.
Das Ruas Para as Telas


 

6º Volkswagen Golf: 1.157 aparições

De maneira discreta, o modelo participa com frequência do mundo da ficção desde a primeira geração. A versão conversível, a cabriolet, aparece na abertura e em vários episódios da série de animação Os Simpsons.
Das Ruas Para as Telas


 

7º Ford F-Series: 1.045 aparições

A picape é o veí­culo mais vendido no Estados Unidos entre todos os modelos pe­­lo 28.º ano consecutivo. Fechou 2009 com 413.625 unida­des. No cinema, é comum em filmes que retratam cidades do interior americano a presença da F-100 (foto), da segunda geração do veículo (1953-1956).
Das Ruas Para as Telas


 

8º Mercedes-Benz Classe S: 1.000 aparições

O sedã topo de linha da marca alemã começou a ser produzido em 1954. As versões W116 (foto), W126 e W140 são as mais requisitadas pelos diretores. Em A Última Ses­são de Cinema Continua (1990), a W116 aparece em várias cenas.
Das Ruas Para as Telas


 

9º Ford Transit: 996 aparições

O Transit já contribuiu com participações em filmes e seriados em suas diferentes configurações, seja como van, minibus ou picape-truck. O papel de ambulância é um dos mais recorrentes. O Transit foi o veículo comercial ligeiro mais vendido na Europa durante 40 anos.
Das Ruas Para as Telas


 

10º Toyota Corolla: 989 aparições

O modelo bastante usado em seriados de tevê, seja nos mais recentes, como Heroes e Bones, aos mais antigos, como Chips e Kojak. É o carro mais vendido da história automotiva, com desempenho superior a 32 milhões de unidades desde o lançamento em 1966.
Das Ruas Para as Telas


Publicado em: 29/12/2010
Fonte: Gazetadopovo.com.br

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

215





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores