Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Limosine Continental 1961: O carro do presidente

Limosine Continental 1961: O carro do presidente

Lançado em 1940, o Lincoln Continental sempre foi um modelo de luxo desde a sua concepção. A ideia de um sedan mais confortável que os Ford da época, surgiu de Edsel Ford, filho de Henry Ford, que a partir da adaptação de um Zephyr, para um elegante cabriolet, orientou a criação de um carro com excelente acabamento e conforto. Estava criado o modelo Continental, um dos ícones de Detroit. Em oito anos, o carro mudou para atender um exigente público, mas seu preço cada vez mais alto acabou inviabilizando a produção, e em 1948 o Continental deixou de ser produzido.

Limosine Continental

O nome voltou em 1956, já na melhor fase da indústria automotiva americana. O Continental era luxuoso, confortável, potente (motor V8 de 6,0 litros e 285 cv) e conquistava o público mais abastado e igualmente exigente. O prestígio do carro cresceu, assim como suas dimensões, e no início dos anos 1960, a Lincoln ganhou o direito de produzir as limosines presidenciais.

Limosine Continental

Esta limosine foi encomendada pelo governo americano e traz diferenciais interessantes. Talvez o fato mais marcante, tenha sido o assassinato do presidente John Kennedy que desfilava em um Lincoln Continental, em 1963.,

Limosine Continental

O Lincoln Continental era um modelo típico dos anos 1960 com linhas retas e elegantes, valorizadas pela "cintura alta" da carroceria, e sem as exageradas aletas e frisos que marcaram outros modelos como os Cadillac.

Limosine Continental

O carro produzido em 1961 foi transformado pela empresa Hess e Eisenhart, de Cincinnati, Ohio e também transformado em conversível. A estrutura do carro foi inteira reforçada para evitar que o excesso de torção trouxesse prejuízos para as peças ou comprometesse a suspensão macia.

Limosine Continental


A pedido do próprio presidente Kennedy, foi desenvolvida uma proteção, construída em formato de bolha, fabricada em Plexiglas. O material era resistente e blindado o suficiente contra disparos de arma de fogo. No entanto, o ar condicionado do carro não foi redimensionado para a sua nova estrutura, o que gerava desconforto na comitiva presidencial. Por isso, o serviço secreto americano dispensou a bolha de Plexiglas nos eventos realizados em cidades consideradas seguras. No entanto, as mudanças no carro foram meramente estéticas, com vistas a tornar a limosine mais confortável. Foram instaladas geladeira, cristaleira e um rádio de comunicação entre o motorista e seus passageiros, na parte de trás.

Limosine Continental

O carro do presidente manteve sua mecânica original, com o V8 430 de 320 cv, freios a disco nas rodas dianteiras, câmbio hidramático de três velocidades (Ford o matic) a exceção da suspensão, um pouco mais rígida, mas confortável para a proposta de um carro presidencial. Afinal, poucos donos de Limosine dirigiam seus próprios carros, deixando esta tarefa para o motorista, com exceção de Elvis Presley que teve um Continental Executive Limosine. O artista fazia questão de guiar o carro pela cidade de Memphis na década de 1960.

Limosine Continental

Após o assassinato do presidente John Kennedy, na cidade de Dallas em 1963, o seu sucessor Lyndon Johnson solicitou diversas mudanças no carro. A Limosine do vice-presidente ganhou novo teto rígido e voltou a sua forma original de sedan. A blindagem foi reforçada e a pintura, refeita. Para acompanhar a tecnologia, a limosine Continental de Johnson recebeu equipamentos de comunicação por rádio e telefone, além do ar condicionado mais forte.

Limosine Continental

O carro serviu também Richard Nixon, no governo seguinte, e foi novamente reformado sem mais alterações estéticas. As únicas mudanças foram na blindagem e sistemas elétricos do carro, que só foi aposentado em 1977 após 16 anos de trabalho.

Outros Lincoln Continental foram transformados em Limosine, para servir como veículo de apoio às comitivas presidenciais e altos funcionários do governo. Mas o modelo 1961 ficou imortalizado na história, seja pelo triste fato do assassinato, seja pelo luxo discreto que é característica da marca Lincoln.

Publicado em: 29/12/2010
Fonte: Autoshow.uol.com.br

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

211





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores