Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




O foguete dourado da Oldsmobile

O foguete dourado da Oldsmobile

Os anos 1950 ficaram marcados por um intenso processo de modernização da indústria automotiva. Com dinheiro sobrando, as montadoras investiam pesado em novos produtos e também em exercitar o futuro. Um dos projetos que marcaram essa projeção era o modelo Golden Rocket, da Oldsmobile.

As linhas do carro serviram de inspiração para o plano da GM de renovar o Corvette, o esportivo top de linha da marca, com linhas mais aerodinâmicas, lançado em 1953. Dos anos após seu lançamento, suas linhas começavam a envelhecer, o que exigiria novidades logo em breve. Assim, o Golden Rocket apareceu em 1956 no Salão de Detroit, e chamou a atenção pelo design inovador e bastante futurista.

Golden Rocket - Oldsmobile

O carro de dois lugares foi todo construído em fibra de vidro, mais leve, e de fato lembrava um foguete, ao olhar de perfil. Os para-choques eram embutidos e estilizados com metal cromado, como era moda na época. A dianteira era mais alta, mas com fendas que facilitavam a passagem do ar. O motor do carro era o V8 234, com 275 cv de potência, mais do que o suficiente para transformar o carrinho em um foguete.

Golden Rocket - Oldsmobile

Por dentro o Golden Rocket trazia painel e mostradores dispostos de forma incomum. Os grandes mostradores foram colocados ao centro do painel. O console trazia alguns comandos cromados, e também a diminuta alavanca de marchas. O volante era enorme e esguio sustentado por duas alças, mas se deslocava para o lado quando a porta abria, para facilitar o embarque do motorista. O banco feito em couro dourado com azul combinava perfeitamente com painel, carpete e forração do teto. Os cintos também eram inspirados nos carros de corrida.

Golden Rocket - Oldsmobile

O carro percorreu os salões e eventos, com grande destaque na Parada do Progresso, projeto da GM na década de 1950, que levava um show room com seus veículos e também uma mostra de tecnologia, em caravanas que percorriam dezenas de cidades nos Estados Unidos. A Parada do Progresso tinha grande força institucional para a General Motors pois trazia a tecnologia que seria aplicada em eletrodomésticos, geração de energia, e claro, automóveis.

Golden Rocket - Oldsmobile

Mas o carro não chegou a ser produzido, apesar do seu design inovador ter aparecido em modelos na década seguinte e também no novo Corvette que tinha linhas claramente inspiradas no Golden Rocket de 1956.

Golden Rocket - Oldsmobile

Publicado em: 21/12/2010
Fonte: Autoshow.uol.com.br

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

204





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores