Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Conheça o L´Automobile 8C: um esportivo cheio de charme

Conheça o L´Automobile 8C: um esportivo cheio de charme

Entre as décadas de 1970 e 1980 a importação de automóveis era proibida no Brasil. Nesta época, vários projetos interessantes de modelos esportivos surgiram para preencher esta lacuna. Carros como o Puma, o mais famoso e produzido em maior escala, MP Lafer, Adamo, Lorena, Bianco, Miura, Chamonix e muitos outros fizeram a cabeça de muita gente com suas linhas clássicas ou aerodinâmicas, diferente do que era produzido em grande escala. Mesmo sem soluções mecânicas de grande desempenho, muitos desses carros eram desejados e até hoje são raríssimos de se ver.

L´Automobile

Um desses carros que sobreviveu ao tempo é o L´Automobile 8C, uma réplica do Alfa Romeo 8C 2300 Monza de 1931, que fez muito sucesso nas pistas. O modelo italiano tinha motor de oito cilindros em linha, de 2,3 litros, e foi produzido entre 1931 e 1935. O sucesso veio no ano do lançamento quando o modelo venceu o Grand Prix de Monza, guiado por Tazio Nuvolari e Targa Florio.

L´Automobile

Assim como o MP Lafer, que é inspirado nos clássicos MG TD ingleses, o 8C traz uma carroceria de fibra de vidro montada sobre conjunto mecânico e chassi Volkswagen. O L´Automobile 8C é essencialmente um Fusca, com motor 1300, câmbio, embreagem, suspensão e todo o conjunto do bom e velho besouro.

 L´Automobile

Fabricado em 1983, tem como ponto forte o design inspirado no esportivo italiano da Alfa Romeo e todas as suas linhas clássicas. Só um olhar mais atento irá descobrir uma grade que destoa do conjunto, mas não se engane: não é um radiador, mas sim apenas uma peça decorativa com o emblema da L´Automobile. A tampa do "radiador" é na verdade é o bocal do tanque de combustível, que fica na frente.

L´Automobile

A estranha solução se deve ao fato da carroceria concentrar o peso do carro na parte traseira (afinal, motorista, motor e tudo o que existe de pesado está bem atrás). Por isso, o estepe e o tanque, bem como um amplo porta malas, que serve para guardar a capota, está na parte da frente. O painel tem conta-giros e velocímetro localizado no centro e mostradores auxiliares logo atrás do volante, que é bem inclinado como no Fusca. Há também um rádio da época, que combina com o conjunto visual do carro.

L´Automobile

O 8C tem uma série de detalhes interessantes como os parafusos que no modelo original serviam para prender as partes da carroceria, e que neste carro, também servem como decoração, assim como os coletores expostos nas laterais. O pára-brisa é escamoteável, também como nos modelos da época. O estepe localizado na parte de fora, com o símbolo "quadrifoglio", que imortalizou os Alfa Romeo, também se destaca.

"Em 2009 soube que o carro estava à venda, e ainda pertencia aos familiares dos fundadores da L´Automobile", conta Rui Pacheco Bastos, que adquiriu o carro em 2009 com apenas 11.500 Km. Segundo o colecionador, o carro precisou de uma restauração leve como recuperação da fibra, pintura e cromeação das partes metálicas. "O carro estava há anos parado, mas ficou bem conservado, como os bancos e acabamento interno que ainda são originais", orgulha-se.

Publicado em: 22/12/2010
Fonte: Autoshow.uol.com.br

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

194





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores