Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Os projetos da Gurgel

como o espaço aqui é democrático, e com a proximidade do aniversário do falecimento do Gurgel, proponho discutirmos sobre essa pessoa, tão injustiçada no Brasil.

Gurgel foi um empresário à frente de seu tempo, um inventor, indevidamente chamado de sonhador…

Por exemplo, o projeto Delta do carro popular, em 1992 ele propunha algo que a indiana tata motors foi fazer somente agora, 16 anos depois, o tata nano, um carro de baixíssimo custo para os mercados emergentes.

Existe muita coisa obscura na história da falência da montadora de Rio Claro, a única genuinamente nacional. Por que o governo não ajudou essa empresa? sendo que em qualquer país desenvolvido é comum esse tipo de ajuda, por exemplo, a Chrysler teve aportes do governo americano na ordem de US$ 1,3 bi no início dos anos oitenta, ao passo que ao Gurgel fora negado R$ 20 mi no ano de 92/3.

Por que os governos estaduais (SP – governo de Fleury / CE – governo de Ciro Gomes) desistiram do projeto delta, sendo que estes aviam apoiado a iniciativa, será que cederam ao lobby das multinacionais? Afinal, eles haviam entrado como avalistas, por que não desistiram no início? o que o Ciro Gomes ganhou com isso? Hoje ele “posa” de desenvolvimentista, mas afinal será mesmo? – cabe ressaltar que nesta época ele era do PSDB….

E o Elcio Alvares (DEM-ES) então ministro, porque recusou o pedido de ajuda? Bom, se fossem políticos de outras legendas, a situação poderia ter sido outra?

Cabe frisar que nos anos 90, a exceção do Brasil (com o Gurgel e Engesa) e da Rússia (com os lada/autovaz), nenhum país dos BRIC possuía uma montadora nacional, atualmente qual o único que não possui? justamente o Brasil…. Então eu pergunto, foi certo a forma como o governo Collor abriu o mercado? Foi certo como o governo Itamar conduziu a situação? E as participações do Ciro Gomes e do Fleury?

Bom, sei que muitos dirão que os carros do Gurgel eram feios, antiquados, etc… mas da pra começar fazendo o top? como começaram os carros chineses/indianos e como estão hoje? Cabe aqui a reflexão, quão desenvolvida estaria a tecnologia da industria automobilística nacional agora, 18 anos depois?

E antes que perguntem, sim, sou um entusiasta da industria nacional e de carros antigos, e logo logo, realizarei meu sonho de possuir um exemplar do Supermini, na minha opinião, o melhor carro urbano dos anos 90.

Publicado em: 29/12/2009
Fonte: Colunistas.ig.com.br/luisnassif

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

169





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação


Mercado Livre




Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Eventos
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Chevrolet, Caravan, Comodoro, 1988, Cinza Ninbus
Fiat, 1.5 R, 1988, Vermelho
Ford, Belina, II, 1980, Amarelo Napoli
Volkswagen, Fuscão, 1500, 1972, Azul Diamante

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Logos dos Apoiadores