Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Schwimmwagenn: Anfíbio Militar para Vencer Enchentes

Schwimmwagenn: Anfíbio Militar para Vencer Enchentes

Muita gente brinca dizendo que em dias de chuva forte seria mais útil ter um barco do que um automóvel. Mas há 60 anos, na Alemanha, um grupo de engenheiros chefiados por Ferdinand Porsche, o criador do Fusca, desenvolveu um veículo militar que caberia perfeitamente para o uso em terrenos alagados. A versão "nadadora" era derivada do Kubel, o jipe baseado no Volkswagen.

Schwimmwagenn

O Schwimmwagenn nasceu da necessidade de se ter um carro versátil: apto para andar em terrenos acidentados, com tração nas quatro rodas, de manutenção simples e barata, e também pronto para enfrentar rios e terrenos alagadiços. Em julho de 1940, os comandantes do exército nazista assistiram à apresentação do modelo Schwimmwagenn (carro que nada) e aplaudiram sua versatilidade e criatividade. Na primeira série, foram encomendados 30 veículos e posteriormente outras 100 unidades.

Schwimmwagenn

O carro incorporava a mecânica do Volkswagen, com motor boxer refrigerado a ar (985 cc com 23 cv), tração integral, e uma carroceria parecida com um barco, fabricada pela Ambi-Budd, que tratava a superfície para evitar corrosão. Chegava a 80Km/h de velocidade máxima em terreno plano e 30 Km/h em superfícies acidentadas. Mesmo destinado somente ao uso oficial, em 1941 mais de 500 veículos já haviam sido montados na Alemanha.

Schwimmwagenn

Havia duas versões; o Type 128 e o Type 166 com algumas diferenças entre si como o tamanho do tanque de gasolina e o espaço interno para os ocupantes. O motor traseiro poderia ser acionado por um varão e o dianteiro por meio de alavanca com sistema de exaustão posicionado acima do nível da tampa do motor, para evitar que a água entrasse pelo escapamento. Em caso de ataque surpresa ou pane no motor, o carro anfíbio vinha com dois remos, para facilitar a navegação. Com suspensão reforçada, o Schwimmwagenn era capaz de navegar, subir escadas e morros bem inclinados, vencer a lama e a neve, com a robustez da solução mecânica desenvolvida por Porsche.

Schwimmwagenn

Em São Paulo nos dias de chuva forte e alagamentos por toda a cidade, o Schwimmwagenn seria uma boa solução para enfrentar sem medo o trânsito pesado, os eventuais alagamentos e até mesmo uma saída estratégica para escapar de um congestionamento em vias expressas, já que o carro vence aclives de até 65 graus de inclinação, tal como os tanques de guerra.

Schwimmwagenn

Pouco mais de 14 mil veículos anfíbios Schwimmwagenn foram montados entre 1941 e 1944, quando os alemães foram forçados a recuar desde os seus intentos pelo território russo na II Guerra Mundial. Estima-se que 150 unidades ainda restam para contar a história deste carro nadador. Duas delas estão no Brasil e costumam aparecer em eventos como o encontro de Águas de Lindóia, para exibir sua versatilidade no lago central onde acontece a exposição de veículos antigos.

Publicado em: 15/12/2010
Fonte: Autoshow.uol.com.br

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

153





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores