Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Hope Star ON360: o primeiro jipinho japonês

Hope Star ON360: o primeiro jipinho japonês

Se você achou difícil pronunciar, imagine este nome ocidental usado para batizar um modelo japonês em 1965. Nesta época, a extinta montadora de utilitários Hope Star lançou o ON360, o primeiro jipe leve para ser comercializado no mercado. Era a tentativa da empresa de diversificar sua linha, antes dedicada inteiramente a produção de modelos bélicos.

Hope Star ON360

De inspiração clara no jipe Universal, dos anos 1940, o ON360 tinha o mesmo estilo do seu concorrente e tração 4X4. Porém a Hope Motor Company era uma empresa muito pequena para acompanhar e atender a demanda por um veículo em grande escala. Como o sucesso do ON360 foi imediato em um país ávido por novos modelos, os proprietários da marca decidiram que o ideal seria colocar a empresa à venda.

Hope Star ON360

O motor que equipava o jipinho, era o Mitsubishi de dois cilindros, dois tempos, refrigerado a ar com 21 cv de potência máxima. Seu fraco desempenho foi criticado na época. Ao mesmo tempo, os executivos da Suzuki manifestaram interesse pela Hope Star, e o acordo foi fechado em 1965. Os direitos dos modelos produzidos pela antiga marca, seriam de propriedade da Suzuki a partir de então.

Em 1966, a Suzuki reapresentou o mesmo veículo, agora rebatizado de LJ10, sigla de Light Jeep. O motor Suzuki FB tinha dois cilindros, 25 cavalos e 6.000 rpm de torque máximo. Carros com menos de três metros de comprimento tinham benefícios fiscais, o que levou a Suzuki a retirar o estepe que ficava na parte traseira e instalar o pneu reserva na parte intera do carro. Resultado: economizou alguns centímetros e ganhou incentivos do governo.

Hope Star ON360

Para fazer sucesso, os designers da Suzuki melhoraram de forma estética o painel e todo o acabamento do carro, sem comprometer qualquer item de sua construção simples. Assim o LJ10 ganhou o simpático apelido de Jimmy nos Estados Unidos, para onde era exportado. A mesma versão do LJ10 foi produzida até 1972, quando foi substituída pelo LJ20, e depois, o nome Jimmy (entre outros) foi adotado no mundo inteiro.

Publicado em: 8/12/2010
Fonte: Autoshow.uol.com.br

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

130





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores