Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Messerschmitt KR 200 se inspirou em aviões da guerra

Messerschmitt KR 200 se inspirou em aviões da guerra

1945. Fim da Segunda Guerra Mundial. Com a Europa arrasada pelos bombardeios, principalmente a França e a Alemanha, era preciso reconstruir um continente inteiro. Um dos símbolos dessa reconstrução são os minicarros como a Isetta e este raríssimo Messerschmitt KR 200, ano 1955.

O carro foi encontrado num hangar, no interior de São Paulo a pouco mais de 200 km da capital em estado impecável. O design curioso, semelhante ao de um avião, é também proposital. A Messerschmitt era uma empresa alemã que fabricava aviões desde a década de 1930 e que, a partir do final da 2ª Guerra, dedicou-se a fabricar automóveis.

A fuselagem, quer dizer, a carroceria do minicarro tem uma forma incomum. Inspirada num foguete, é alongada e uniforme. Os pára-lamas sobressaem nas laterais, o que dá equilíbrio ao abrigar o eixo dianteiro e os estreitos pneus de aro 12”. Na dianteira, dois faróis destacados que abrigam também os dois retrovisores formam um simpático conjunto.

Messerschmitt KR 200Atrás, pequenas tomadas de ar e um bagageiro cromado, para levar malas e pequenos objetos bem embalados. Não há porta-malas.

O visual externo fica completo com os vidros tipo bolha, construído em acrílico. No entanto isso não é uma vantagem, já que a visão de dentro do carro através do “vidro” torna tudo turvo, o que certamente prejudicaria a segurança dos ocupantes. Para facilitar a circulação do ar, as janelas se abrem lateralmente.

O acesso ao interior do carrinho de três rodas é muito diferente das soluções que existem hoje. A parte superior se desprende para o lado e fica presa por um cordão. Aliás, tudo neste carro é tão simples que renderia muitas críticas, se não se tratasse de um carro feito em tempos de escassez material e recuperação da indústria automobilística.

O Messerschmitt foi construído para levar duas pessoas, e para isso conta com dois pequenos bancos longitudinais, sendo o traseiro um pouco maior para acomodar um adulto e uma criança.

Messerschmitt KR 200 - DetalhesO painel é também espartano, com relógio de um lado e velocímetro do outro. Nada mais, além de um adorno cromado central com fim decorativo. O volante tem forma semicircular, também inspirada na vocação da marca, a construção de máquinas voadoras.

Para resumir a solução mecânica, basta dizer que o Messerschmitt KR 200 é um scooter. Explico: seu motor é um Sachs monocilíndrico de 0,2 litro que era acionado por um pedal, substituindo o arranque comum das motocicletas. Com esse propulsor, ele chegava a velocidade máxima de 78 km/h, devido ao baixo peso da carroceria e do conjunto mecânico. Tinha duas marchas, além de um inversor nos comandos que ficava responsável pela ré.

Seu tamanho, com 2,82 m de comprimento por 1,22 m de largura, facilitava e muito a condução do carro pelas ruas alemãs. Na prática, o Messerschmitt atendeu a vários países europeus, com destaque para o Reino Unido, que sedia um clube de proprietários dos carros da marca. No Brasil, há notícia de quatro exemplares, que raramente aparecem em exposições e eventos.

Nos anos seguintes ao início de sua produção, o Messerschmitt cresceu e ganhou uma nova versão com quatro rodas, denominada TG500, com motor bicilíndrico de 493 cm³, que levava o carro a até 125 km/h. No entanto, a nova versão de quatro rodas não combinou muito com o estilo da carroceria e, em 1961, a Messerschmitt alemã deixou de produzir automóveis, dando espaço às fabricantes tradicionais, que já haviam se recuperado da guerra.

Publicado em: 13/2/2008
Fonte: Webmotors.com.br

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

12





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores