Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Escola da Restauração - O maior museu de antigomobilismo da América Latina

Tendo como a “cereja do bolo” de nossa viagem o magnífico Museu da Tecnologia da ULBRA, em Canoas, no Rio Grande do Sul, eu e meu filho começamos a planejar o que seria nossa primeira viagem em parceria. Um encontro entre pai e filho que iria um pouco além do caminho da escola, que estávamos acostumados a fazer.


Impressionado com as inúmeras reportagens que havia lido sobre o maior museu de automóveis da América Latina e um dos maiores do mundo, bem aqui no Brasil, não haveria maior pretexto para nós colocarmos o velho Del Rey na estrada outra vez. E assim, aproveitando as férias escolares do Rapha, partimos em julho de 2006 de São Paulo, debaixo de um dos invernos mais rigorosos dos últimos anos, sabendo que certamente na região Sul o frio estaria ainda maior.




Mas espere um pouco…antes de pegar a estrada, um longo trabalho de planejamento e preparação do carro precisaria ser feito, e se a curtição no museu seria a cereja do bolo, o bolo, propriamente dito, dividia-se entre o planejamento da viagem e a preparação de nosso velho parceiro de quatro rodas.


Para tanto, a garagem de casa começou a ganhar uma cara de oficina dedicada ao Del Rey, que a cada dia se completa e continua evoluindo até hoje.



Lindíssimo Ford Speedster compondo um diorama em escala natural.


Curtindo cada momento e procurando nos divertir com as tarefas na garagem/oficina, as noites, após o trabalho, e os finais de semana, negociados com a família, eram utilizados na desmontagem e revisões dos sistemas de freio, suspensão, alimentação, troca de fluidos e filtros.




Além de mim e do Rapha, nossa mascote, a saudosa Greta, sempre nos acompanhava nos serviços de preparação do Del Rey.


Agora sim, certos de que nosso carro e nós mesmos estávamos prontos para partir em segurança, tomamos rumo ao sul do país e como esperávamos, o frio veio com força total e, a partir de Curitiba, a temperatura baixou pra valer, ao ponto do Del Rey, na época movido a álcool, falhar após longos trechos de declives na BR116. Chegamos a substituir os cabos e velas em um posto de combustível, pensando que o problema era na ignição do motor, mas era apenas a incompatibilidade do combustível vegetal ao frio intenso.


Isso justifica a preferência dos sulistas pelos carros movidos a gasolina ao invés do combustível vegetal, especialmente na época do pró álcool, quando os carros carburados como o Del Rey sofriam com o intenso frio desta região.


Problema hoje minimizado pelos novos sistemas de injeção de combustível.



Parada para almoço em algum lugar de Santa Catarina.


A atenção com a estrada, que recebe a alcunha de “Rodovia da Morte”, deve ser redobrada. Lamentavelmente, ao longo de nosso trajeto de mais de 2.000 Km entre ida e volta, justificou sua fama, várias vezes, através de tragédias que poderiam ser evitadas com uma melhor infraestrutura somada ao bom senso dos motoristas.



Ala europeia da coleção: verdadeiro deleite para quem aprecia estes clássicos.


Já em Canoas, com muita facilidade, encontramos a Universidade que abrigava em seu campus o majestoso prédio com o maior acervo de carros antigos jamais visto em um único endereço no Brasil.


Chegamos por volta das 13h e fomos almoçar no restaurante da Universidade. Depois do almoço, ao invés de partirmos diretamente para a visitação, resolvemos ir procurar um hotel nas imediações, para bem cedo, no dia seguinte, partirmos para o passeio que levaria o dia todo. Afinal não queríamos fazer algo tão especial às pressas.



Isto não é uma pintura, é uma cena real de dois caminhões militares, vistos de uma das janelas do prédio do museu.



Outra obra de arte em escala 1:1: Motocicleta BMW com side car, desafiando a lei da gravidade em uma das colunas do prédio.


Dizia-se que a GM tinha o projeto de um museu para abrigar seu acervo em São Paulo, porém a excelente estrutura do museu da ULBRA a convenceu de enviar seu acervo em comodato à Canoas.



Além dos carros o museu abrigava outras coleções, como a de relógios, e até mesmo uma réplica de uma agência de correio do início do século XX.


Tiramos inúmeras fotos dos mitos que habitavam os quatro andares do prédio, e encerramos os cliques com uma foto do Del Rey com o prédio (templo) ao fundo. Voltamos a São Paulo orgulhosos por termos em nosso País um lugar que nada devia aos melhores acervos de antigomobilismo do mundo e que tinha como meta formar profissionais que desejavam se especializar em museologia.



Depois desta viagem, me lembro de ter lido matérias que previam a ampliação do museu com a abertura de suas oficinas de restauração estruturadas para visitação pública. Isso era mais do que motivo para pessoas como nós, interessadas em mecânica e restaurações, terem vontade de voltar um dia.


Em 2009, tivemos a preocupante notícia de que o museu permaneceria fechado temporariamente.



Mercedes V12 de Ayrton Senna. Note a placa personalizada a pedido do próprio: “Campeão Senna 88”


Incrédulos, na volta de outra viagem ao Rio Grande do Sul, passamos novamente na ULBRA e ouvimos a mesma história de um segurança da Universidade: “O museu estaria fechado temporariamente!”.



Mais dois carros de campeão: a Penske de Emerson utilizada em sua vitória nos 500 Km de Indianápolis de 1993, seguida do Camaro Z28 Pace Car do mesmo ano.


Pouco depois a verdade viria à tona: problemas financeiros provocaram o fechamento definitivo daquele que foi, pelos poucos anos que funcionou, como o ponto de encontro dos amantes dos carros antigos. Seu acervo seria leiloado a colecionadores privados que agora manteriam aquelas beldades reservadas aos seus olhos e aos de quem elegessem.



Exótico e polêmico Ford Edsel.


Uma pena! Para nós dois, restaria a lembrança do que vimos e a esperança de um dia surgir algo à altura em nosso país.


Para encerrar o passeio, na volta descemos a belíssima estrada da Graciosa no Paraná, mas isso é assunto para outro artigo.


Até a próxima…


*Wagner Coronado é Tecnólogo de Soldagem e consultor de empresas da área automobiliística na Synergic Consultoria e Treinamento. Professor da Escola de Restauração de Veículos Antigos (www.escoladerestauracao.com.br), Coronado ensina a construir carros novos, mas é pelos velhinhos que seu coração bate mais forte. Gosta de viajar com eles e escrever sobre suas histórias.

Publicado em: 28/6/2017
Fonte: Omecanico.com.br - Wagner Coronado

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para CCA na Mídia:

1098





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores