Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Museu da Audi expõe carros brasileiros da década de 1960 em mostra especial

Museu da Audi expõe carros brasileiros da década de 1960 em mostra especial


O museu da Audi, em Ingolstadt, na Alemanha, abre amanhã (21/5) uma exposição especial homenageando o Brasil pela realização da Copa do Mundo. Os destaques da mostra são modelos da marca DKW produzidos no país na década de 1960.


A marca DKW foi uma das mais importantes no início da indústria automobilística brasileira. O primeiro automóvel fabricado no país foi um perua DKW, em 1956. Os carros foram produzidos sob autorização pela VEMAG – Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. até 1967, quando a Volkswagen assumiu o controle acionário da Auto Union, empresa alemã dona da marca DKW.



No Brasil, os modelos da DKW receberam nomes locais: Belcar (sedã), Vemaguet (perua) e Candango (jipe). No total, 109.343 DKWs VEMAG foram vendidos no país. Todos eles tinham motores com três cilindros, a dois tempos, e tração dianteira, uma tecnologia que contrariava as tendências da época, quando predominavam os motores com quatro ou seis cilindros e a tração traseira.


A VEMAG introduziu vária modificações nos modelos da DKW, entre elas a inversão da abertura das portas dianteiras, originalmente do tipo “suicida” (que abria para a frente) pelo sentido tradicional, mais seguro. A última versão do Belcar e da Vemaguet tinha uma dianteira totalmente original, com quatro faróis, jamais feita na Alemanha. A empresa brasileira chegou até mesmo a criar um modelo próprio, combinando a tecnologia alemã com o design italiano, o DKW Fissore.


Um destaque da mostra alemã, que faz parte do acervo do museu da Audi, é um GT Malzoni, carro-esporte criado por Genaro "Rino" Malzoni a partir do chassi encurtado de um DKW. Apenas 35 unidades dele foram construídas, entre elas alguns modelos especiais para competição e acredita-se que existam apenas 12 no mundo, todos nas mãos de colecionadores. O DKW GT Malzoni foi sucedido pelo DKW Puma GT e, a partir de 1968, pelo VW Puma.


Desde a década de 1930, modelos da Auto Union foram vendidos no Rio de Janeiro e em São Paulo. A Auto Union Brasil Ltda., no Rio de Janeiro, que importava produtos da Auto Union, foi estabelecida em novembro de 1935. Modelos da marca Wanderer, pertencente à Auto Union, também tiveram vendas expressivas no Brasil naquela época. Um Wanderer W 24 está exposto no museu, juntamente com os modelos dos últimos anos da DKW no Brasil (1967), quando a Auto Union foi comprada pela Volkswagen. O DKW GT Malzoni foi sucedido pelo DKW Puma GT e, a partir de 1968, pelo VW Puma. A Audi Tradition também está mostrando modelos feitos posteriormente pela VW para o mercado brasileiro, como o sedã EA 97 (conhecido popularmente como Zé do Caixão) e o esportivo SP2.


O estilo de vida brasileiro e a criatividade do período do novo amanhecer são lembrados em três produções especiais no museu. Uma série de painéis luminosos registra o ousado plano do governo liderado pelo presidente Juscelino Kubitschek para construir a nova capital, Brasília, no centro geográfico do país como um exemplo do urbanismo moderno. Os visitantes da exposição também podem escutar samba e bossa nova em duas "cadeiras sonoras". O futebol também está fortemente presente na exposição: num painel de vídeo, os visitantes podem assistir aos maiores momentos vividos por Pelé nas três Copas do Mundo em que foi campeão, enquanto outro mostra cenas dos onze gols da Seleção Brasileira na Copa de 1982. Esse time, que contava com a maestria de Sócrates, Zico e Falcão, é considerado um dos mais criativos da história, apesar de não ter passado da segunda fase do campeonato.

Publicado em: 21/5/2014
Fonte: Autoestrada

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

1059





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores