Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Entre Ases e Reis

Entre Ases e Reis

A FEI (Fundação Educacional Inaciana) promove nesta quinta-feira, 14 de maio, uma exposição que deve trazer de volta boas lembranças.

A mostra, batizada de Entre Ases e Reis de Interlagos, reúne alguns dos veículos que marcaram época no automobilismo brasileiro. Entre as raridades expostas no Ginásio de Esportes da faculdade, estão modelos como a Berlinetta pilotada por Bird Clemente na equipe Willys e o Copersucar FD01, primeiro e único Fórmula 1 construído no Brasil por Wilson Fittipaldi.

Confira abaixo um pouco mais sobre cada carro exposto na FEI:

Berlinetta 22
Berlinetta nº 22
O bólido era um Willys Interlagos (que, por sua vez, usava o projeto do Renault Alpine), primeiro carro esporte construído em série no país e preparado para as pistas. Rivalizou com a equipe Vemag nos autódromos brasileiros na década de 60 e foi pilotado por nomes como Bird Clemente, Luiz Pereira Bueno e Wilson Fittipaldi.

Bino Mark I
Bino Mark I
O esportivo possuía um motor 1.3 de quatro cilindros fabricado pela Renault. Com uma transmissão de quatro velocidades e carroceria de resina de poliéster reforçada com fibra de vidro, desenvolvia 130 cv. Foi o sucessor da Berlinetta nº 22.

Bino Mark II
Bino Mark II
Trata-se de um protótipo construído pelo departamento de competição da Willys do Brasil. Pilotado por Luiz Pereira Bueno, conquistou várias vitórias em corridas por todo o país.

Carretera 1957
Carretera 1957
Uma das maiores raridades da exposição, o veículo foi pilotado por Camilo Christófaro e fez sucesso nas primeiras edições das Mil Milhas Brasileiras, tradicional prova de resistência criada na década de 50. Possui um motor V8 fabricado pela Chevrolet originalmente para o Corvette e atingia a velocidade final de 237 km/h.

Carretera DKW
Carretera DKW
Vencedor das Mil Milhas Brasileiras de 1961, recebeu diversas modificações em seu motor. O carro alcançava a marca dos 200 km/h e acompanhava de perto modelos mais potentes, como os Corvette. Foi pilotado por Bird Clemente e Mario César Camargo Filho, o Marinho.

Carcará
Carcará
O protótipo foi construído pelo Departamento de Competições da Vemag e bateu todos os recordes de velocidade ao atingir 214 km/h em um evento realizado no Rio de Janeiro. Construído em 1966, o carro pesa 550 quilos e tem um motor de 104 cv. Atualmente, pertence ao Museu de Carros de Corrida Antigos, sediado em Passo Fundo (RS).

Copersucar FD01
Copersucar FD01
Primeiro carro de Fórmula 1 construído no Brasil, foi pilotado por Wilson Fittipaldi, irmão do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi. O bólido possui um motor DFV com oito cilindros em “V” e foi restaurado após quase duas décadas de abandono em um galpão. Até hoje, a equipe fundada em 1974 e extinta em 1982 foi o único time brasileiro na maior categoria do automobilismo mundial.


Maverick Berta
Maverick Berta
O modelo é uma réplica do carro de corrida lançado pela Ford para rivalizar com os Chevrolet Opala na década de 70. Equipado com o consagrado motor V8 de 302 polegadas cúbicas, atinge a velocidade máxima de 230 km/h.

Publicado em: 13/5/2009
Fonte: Quatrorodas.com.br

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

57





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores