Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




A Evolução do Design do Automóvel

A Evolução do Design do Automóvel

Chrysler Airflow 1934, um dos maiores “avatares” da história do automóvel

Apesar dos inúmeros avanços técnicos que o automóvel vem sofrendo desde sua criação, sua evolução estética é sempre a mais imediatamente visível.
 

Duesemberg e Louise Brooks: Símbolos máximos do luxo e da beleza dos anos 20, período de liberalização dos costumes

O design de um automóvel, assim como o de qualquer outro produto, vai muito além do resultado estético. Ele é fruto de um estudo que costuma considerar diversas áreas co-relacionadas, que vão desde os requisitos de uso sugeridos através de pesquisas de mercado, feitas pelo marketing e complementadas com aquelas feitas pelos próprios designers – e vão até aquelas relacionadas, por exemplo, com a interface produto/usuário em seus aspectos ergonômicos, passando pela preocupação com as interferências com os diversos componentes e sistemas mecânicos e o próprio comportamento dinâmico do automóvel, que costuma ser afetado em maior ou menor grau pelas formas da carroceria. Como se tudo isso não bastasse, ainda há a preocupação com a viabilidade técnica e econômica do produto.


Greta Garbo, com seu ar “noir” e alguns exemplos da influência do movimento Art Déco: um isqueiro de mesa Ronson “Touch Tip”, o Cord 812 (com sua carroceria streamline, porém com forte presença de elementos do Art Déco), a garrafa de Crush e o Edifício Chrysler.

Das poucas publicações existentes sobre o assunto na Web, o blog “autotimeline” se destaca por tratar o assunto de uma forma profunda, responsável e competente. Apesar do nome, é uma publicação genuinamente brasileira.

Segundo Carlos Castilho, seu idealizador: ”A idéia é a de proporcionar uma análise da evolução do automóvel e sua influência sobre a sociedade, buscando resgatar lições aprendidas ao longo do tempo, para entender melhor o atual processo de transformação da máquina que mudou o mundo no século XX “

É leitura obrigatória para os apaixonados pelo automóvel e pela sua evolução e para profissionais da indústria automobilística e que lidam com desenvolvimento de produto.


Turbilhonamento aerodinâmico que ocorre em diversas áreas próximas à carroceria de um carro típico do início dos anos 30.


Paul Jaray e alguns veículos experimentais desenvolvidos por ele para fabricantes europeus no início dos anos 20.

autotimeline.blogspot.com


Publicado em: 27/9/2010
Fonte: autotimeline.blogspot.com

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

516




Mercado Livre

Curso - Restauração de Veículos Antigos

Associe-se
Rede de Benefícios



Anuncie Grátis
Área do Anunciante
Classificados
Eventos
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Fotos no Flickr Siga-nos no Twitter


Anuncie seu Veiculo Antigo nos Classificados do Clube do Carro Antigo do Brasil

Chevrolet, Opala, Comodoro, 1986, Cinza
Volkswagen, Brasilia, 1977, Bege Saara
Dkw, Vemaguet, S, 1967, Verde Mar
Jeep, Willys, 1962, Amarelo

Ônibus para Locação
Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia





----------------

Revista Classic Show  (16443) Equipe Ferramentas   (3117) Record - Alinhamento e Balanceamento  (3683) Primo Seguros  (38682) Primo Seguros  (0) Primo Seguros  (0) Conjunto Retratos - Chorinho  (10369) Band Equipamentos  (5201) Companhia 66  (4989) Eldorado Classics - Importação de Carros Antigos, Peças e Acessórios.  (40389) Primo Seguros  (0) American Classic Veículos Especiais  (6301) Primo Seguros  (0) Guincho SOS Neutral Brasil  (896) Edelbrock - Peças Automotivas  (7491) Box 54 - Special Cars  (1594)