Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




A Evolução do Design do Automóvel

A Evolução do Design do Automóvel

Chrysler Airflow 1934, um dos maiores “avatares” da história do automóvel

Apesar dos inúmeros avanços técnicos que o automóvel vem sofrendo desde sua criação, sua evolução estética é sempre a mais imediatamente visível.
 

Duesemberg e Louise Brooks: Símbolos máximos do luxo e da beleza dos anos 20, período de liberalização dos costumes

O design de um automóvel, assim como o de qualquer outro produto, vai muito além do resultado estético. Ele é fruto de um estudo que costuma considerar diversas áreas co-relacionadas, que vão desde os requisitos de uso sugeridos através de pesquisas de mercado, feitas pelo marketing e complementadas com aquelas feitas pelos próprios designers – e vão até aquelas relacionadas, por exemplo, com a interface produto/usuário em seus aspectos ergonômicos, passando pela preocupação com as interferências com os diversos componentes e sistemas mecânicos e o próprio comportamento dinâmico do automóvel, que costuma ser afetado em maior ou menor grau pelas formas da carroceria. Como se tudo isso não bastasse, ainda há a preocupação com a viabilidade técnica e econômica do produto.


Greta Garbo, com seu ar “noir” e alguns exemplos da influência do movimento Art Déco: um isqueiro de mesa Ronson “Touch Tip”, o Cord 812 (com sua carroceria streamline, porém com forte presença de elementos do Art Déco), a garrafa de Crush e o Edifício Chrysler.

Das poucas publicações existentes sobre o assunto na Web, o blog “autotimeline” se destaca por tratar o assunto de uma forma profunda, responsável e competente. Apesar do nome, é uma publicação genuinamente brasileira.

Segundo Carlos Castilho, seu idealizador: ”A idéia é a de proporcionar uma análise da evolução do automóvel e sua influência sobre a sociedade, buscando resgatar lições aprendidas ao longo do tempo, para entender melhor o atual processo de transformação da máquina que mudou o mundo no século XX “

É leitura obrigatória para os apaixonados pelo automóvel e pela sua evolução e para profissionais da indústria automobilística e que lidam com desenvolvimento de produto.


Turbilhonamento aerodinâmico que ocorre em diversas áreas próximas à carroceria de um carro típico do início dos anos 30.


Paul Jaray e alguns veículos experimentais desenvolvidos por ele para fabricantes europeus no início dos anos 20.

autotimeline.blogspot.com


Publicado em: 27/9/2010
Fonte: autotimeline.blogspot.com

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

516




Mercado Livre

Curso - Restauração de Veículos Antigos

Associe-se
Rede de Benefícios



Anuncie Grátis
Área do Anunciante
Classificados
Eventos
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Fotos no Flickr Siga-nos no Twitter


Anuncie seu Veiculo Antigo nos Classificados do Clube do Carro Antigo do Brasil

Ford, Rural, 4X2, 1974, Branca e Verde
Chevrolet, Furgão, 1951, Azul
Volkswagen, Fusca, 1982, Verde
Volvo, Pv, 444, 1953, Cinza

Ônibus para Locação
Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia





----------------

American Classic Veículos Especiais  (7039) Primo Seguros  (0) Revista Classic Show  (17211) Equipe Ferramentas   (3676) Record - Alinhamento e Balanceamento  (4295) Edelbrock - Peças Automotivas  (8100) Box 54 - Special Cars  (2134) Conjunto Retratos - Chorinho  (10896) Band Equipamentos  (5698) Companhia 66  (5712) Primo Seguros  (0) Primo Seguros  (0) Guincho SOS Neutral Brasil  (1406) Primo Seguros  (40798) Primo Seguros  (0) Eldorado Classics - Importação de Carros Antigos, Peças e Acessórios.  (41621)