Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Carros antigos japoneses podem ganhar exposição

Carros antigos japoneses podem ganhar exposição

Toyota 1951 Toyopet é um dos “carros de consumo” da Associação do Clube do Carro Antigo...

Aero Willys, Gordini, Karmann Ghia, Maverick, Puma, DKW, Simca Chambord... Colecionadores ou até mesmo quem simplesmente é apaixonado por carros certamente já viu – ou já uviu – alguns destes nomes. Mas, quando o assunto são carros antigos japoneses, a coisa muda de figura. Para muitos, a única imagem que vem à lembrança é do  velho e bom Bandeirantes. A Associação Clube do Carro Antigo do Brasil, no entanto, está disposto a mostrar que os japoneses, que enchem os olhos com seus modelos de última geração, também tiveram seus Fujicabin, Datsun, Suzukilight e Toyopet, entre outras raridades.

E o que é melhor, a semente já foi lançada. “Jogamos a isca e muitas pessoas não só ficaram interessadas como também apoiaram a ideia”, explica Ricardo Luna, presidente da associação – o Clube é formado ainda por Renato Valeriano da Silva (secretário), Sylvia Regina Sugui Harada (tesoureira) e Hélio Yassunori Iwamoto (suplente). Pode parecer parodoxal, mas um dos motivos que levou os membros do clube a planejarem a 1ª Exposição de Carros Antigos Japoneses foi justamente a dificuldade de encontrá-los.

“Queremos algo inusitado. E quanto a isso, não vimos nada parecido. Ou melhor, encontramos só em Portugal o site AJA, sigla de Amigos dos Japoneses Antigos, com o qual entramos em contato para buscar informações”, conta Luna, explicando que a Associação do Clube do Carro Antigo do Brasil é formado por impatizantes do assunto e não propriamente por colecionadores.

“Pelo que sabemos, existem poucos modelos de carros antigos japoneses no Brasil. Mas, antes, precisaríamos fazer um levantamento dos proprietários”, conta Luna, explicando que a exposição, por enquanto, é apenas um projeto. Para levá-lo adiante a  associação espera sensibilizar empresas, montadoras e até mesmo órgãos governamentais japoneses.


Carros antigos japoneses
... assim como o Datsun 240z da Nissan: ideia é realizar uma exposição inusitada

Emprego e cultura – Fundada em 2008, a Associação Clube do Carro Antigo do Brasil é uma Oscip (Organização de Sociedade Civil de Interesse Público) e pretende, na verdade, usar o tema “carros antigos” e apoiar  projetos sociais, culturais e ambientais, com o ... assim como o Datsun 240z da Nissan: ideia é realizar uma exposição inusitada objetivo de levar cultura e educação aos cidadãos. “Nosso principal objetivo é dar oportunidade de empregos e cultura para os jovens”, diz Luna. A ideia é proporcionar, nos próximos cinco anos, 500 bolsas de estudos para capacitação profissional e oficinas culturais com 85% de colocações no mercado de trabalho.

Para tornar sua atividade conhecida do grande público, o Clube adquiriu um ônibus escolar americano, ano 86 e mecânica Mercedes. Restaurado seguindo a estética original, o ônibus foi adaptado com a finalidade de levar teatro, cinema, vídeo e exposições de artes plásticas e fotografia a escolas públicas e particulares, praças, feiras e eventos  em geral, sempre com um pé no automobilismo.

Carros antigos japoneses
O presidente da associação, Ricardo Luna: projetos sociais

Inusitado – Entre os projetos, Ricardo Luna destaca O Chorinho Conta a História, que consiste em apresentações  de um grupo de chorinho da região incorporando histórias curiosas de personalidades da história do Brasil ligadas à história do automóvel. Outro projeto em  andamento é o Oficina de Miniaturas, que visa promover oficinas artesanais de miniaturas de carros antigos fabricadas com materiais de descarte, a fim de capacitar jovens que residem nas regiões próximas a cidade de São Paulo.

“A ideia é, primeiro, seduzir as pessoas para então transmitirmos nosso recado. E a exposição de carros antigos japoneses vem de encontro com nosso propósito por ser algo totalmente inusitado”, diz Luna, lembrando que os proprietários de carros japoneses com mais de 30 anos ou quem souber seu “paradeiro”, pode entrar em contato com a Associação Clube do Carro Antigo do Brasil pelo e-mail: contato@clubedocarroantigo.org.br ou pelo tel.: 11/0800-709-5904.

Publicado em: 30/12/2009
Fonte: Aldo Shiguti - Jornal Nippak

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

170





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores